Qual a relação entre Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos

Mas o que tem haver planejamento estratégico com gerenciamento de projetos?

A resposta é tudo.

Porque você abre uma empresa se não é para ganhar dinheiro.

Agora o que delimita o fracasso do sucesso em um novo empreendimento?

Uma empresa ou até mesmo uma pessoa podem fazer projetos sem fazer seu planejamento estratégico. Más será que esse projetos são eficazes, ou seja, alcançam seus objetivos?

São essas e outras questões que pretendo analisar abaixo.

O que é planejamento estratégico?

Qualquer livro sobre Teoria Geral da Administração vai dizer que Planejamento Estratégico é o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

E é isso mesmo, não tem mistério, o planejamento estratégico propicia maior segurança e conhecimento do ambiente interno e externo para conduzir as atividades da empresa e estabelece objetivos para serem alcançados.

Definido o conceito de planejamento estratégico, o que vem a ser gerenciamento de projetos?

O que é gerenciamento de projetos?

Primeiramente, conforme o guia PMBOK 5ª Ed., projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária do projeto indica que ele tem um início e um término bem definido.

Utilizando a mesma fonte de consulta, gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

A metodologia do PMI – Project Management Institute, atualmente, é a mais utilizada no mundo e será a utilizada em todos os artigos nesse site.Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos, tudo haver

Eu disse a você que o planejamento estratégico consiste em conhecer seu ambiente interno e externo e traçar estratégias para atuar nesses ambientes.

A etapa final do planejamento estratégico consiste em traçar um plano de ação para alcançar seus objetivos estratégicos.

Plano de ação consiste em identificar o que você pretende fazer, como, quando, porque, onde, por quem e quanto custará, ou seja 5W2H, vou falar sobre ele em outro artigo.

Vamos supor que você ou a empresa em que trabalha já tenham feito o planejamento estratégico, com seus objetivos estabelecidos.

A execução da estratégia decorre dos objetivos propostos no planejamento. Como você pretende colocar em prática o plano de ação para alcançar seus objetivos estratégicos?

Você vai sair fazendo de qualquer jeito e ver no que vai dar (existe um termo para isso: “fazejamento” ou “seja o que Deus quiser”) ou utilizar uma metodologia consagrada pelo mundo inteiro?

É ai que entra o gerenciamento de projetos.

Essa questão já vem sendo respondida a algum tempo ao se verificar o aumento da quantidade de cursos, alunos e empresas que vêm utilizando o Gerenciamento de Projetos no Brasil.

Uma boa indicação de como as empresas estão trabalhando o tema Gerenciamento de Projetos pode ser visto através do site www.pmsurvey.org.

qual-a-relacao-entre-planejamento-estrategico-e-gerenciamento-de-projetos1

4 DICAS PARA IMPLEMENTAR PROJETOS ESTRATÉGICOS

Para esse artigo não passar em branco, deixo aqui 4 dicas para implementar projetos estratégicos:

Os primeiros projetos a serem postos em execução são os de estruturação: aqueles fundamentais para que a empresa funcione de maneira adequada ao que foi planejado.

Em segundo lugar, implemente os projetos que preparam a empresa para o crescimento. Geralmente ações de marketing.

Em terceiro lugar, implemente os projetos que promovam o crescimento. Melhoria das vendas, ampliação de mercados, etc.

Em quarto e último lugar, implemente os projetos de sustentabilidade do negócio, como projetos de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, etc.

Créditos ao artigo Superando a Síndrome de Tirar a Estratégia do Papel.

Mas um leitor interessado pode me perguntar: Mas então, para se fazer projetos é necessário que já se tenha feito um planejamento estratégico?

A resposta é não.

Muitas empresas não possuem planejamento estratégico ou fizeram um a muito tempo e não o utilizam mais, nem por isso deixaram de trabalhar com uma metodologia de projetos.

A diferença entre o sucesso e fracasso de uma empresa (ou para sua vida) é planejar ou não seus objetivos.

Se você quiser saber mais sobre planejamento estratégico na prática sugiro o livro abaixo:O livro Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologia, Práticas preocupa-se em tornar prático o planejamento estratégico por meio do estabelecimento dos planos de ação que são instrumentos administrativos que possibilitam posicionar o planejamento estratégico no processo cotidiano das empresas. Você pode encontrá-lo no site da amazon.com.br


Deixe a sua resposta