Produtividade versus eficiência

Eficiência e produtividade têm uma relação direta entre si, porém são coisas distintas. Para a administração de uma pequena empresa a produtividade e eficiência são factores essenciais para a criação de um negócio próspero e com elevado valor no competitivo mercado empresarial. Por outro lado, aprender a gerir a produtividade e eficiência, e conhecer bem a diferença entre eles, vai ajudar a definir o sucesso deste pequeno negócio.

Muitos empresários no início tentam gerir os seus negócios através da monitorização dos seus níveis de eficiência, mas isso pode ser um erro se também não for devidamente considerado como distinguir entre a produtividade e a eficiência.

Eficiência

A eficiência é uma parte vital do sucesso de uma pequena empresa, mas só pode ser usada para lidar com a forma como os recursos são manipulados, e o produto fornecido e distribuído. A análise da eficiência da empresa pode avaliar o nível de realização na produção da empresa, ou seja, eficiência da produção é o quanto se produz em relação ao quanto se poderia produzir.  Geralmente é expressa em percentagem e é o nível de produção atingido em relação aos recursos e o seu custo.

As pequenas empresas dependem portanto de modelos de eficiência para encontrar áreas em que podem cortar nos custos e melhorar os lucros e produção dos seus produtos. A sua utilidade está em permitir avaliações, comparações, estabelecimento de metas, etc.., no entanto, precisa ser considerada ao lado de outro pormenor tão importante como a produtividade.

Produtividade

A produtividade também calcula como os recursos são manipulados e transformados em bens úteis, mas neste caso, o pequeno empresário pode concentrar-se sobre outros detalhes do seu trabalho. Produtividade é o quanto se produz em relação aos recursos utilizados. É expressa em quilos por hora, unidades por funcionário por dia, litros por máquina, calorias por quilo, páginas por minuto, etc.. e é tão útil quanto a eficiência, sendo importantíssima para a gestão operacional. No fundo a produtividade irá calcular como os recursos são usados ​​em relação direta ao propósito da empresa, permitindo que o empresário consiga ter uma visão mais ampla de onde os recursos estão a ser utilizados.

Eficiência vs produtividade

Podemos encarar a diferença entre entes dois importantes factores quase como a diferença entre qualidade e quantidade. Enquanto a oferta rápida e em maior quantidade é necessária, é importante considerar também a qualidade dos produtos fabricados.

A falta de eficiência afeta todas as empresas. Ineficiências nas grandes empresas podem passar despercebidas, devido à disponibilidade de recursos em excesso. No entanto, com as pequenas empresas a situação já se torna mais grave. As pequenas empresas acabam por não poder sobreviver ou por deixar de crescer, devido aos custos que este tipo de falta de eficiência acarreta, independentemente da natureza dos seus negócios.

Estabelecer medidas de produtividade é um excelente começo para determinar os níveis de eficiência de uma organização. Alguns inibidores da eficiência, tais como deficiências no fluxo de trabalho, são bastante óbvias e muitas vezes relativamente fáceis de superar. Outros, como uma equipa de trabalho desmotivada e insegura, são muito mais difíceis de identificar, acabando também por ser mais complicado para a empresa de as solucionar.


Deixe a sua resposta