POS Marketing

Point of sale marketing (Marketing – ponto de venda)

Como pode um bom produto – point of sale – ajudar a sua empresa? Se é empresário, o seu objectivo diário é vender aos seus clientes, um bom produto POS, pode apoiar essa tarefa. O point of sale (POS), é o sítio onde o cliente, se dirige, para pagar os produtos ou serviços que adquiriu. O POS pode estar na internet, num local de venda, ou sentado à sua frente à mesa do almoço. Pode tirar muito proveito de produtos POS, se os usar correctamente.

Se o seu negócio tem uma localização física, é provável que tenha uma caixa registadora, gaveta de dinheiro e impressora no seu ponto de venda. Se colocar produtos que pense vender rapidamente perto da caixa registadora, os clientes podem usar o troco para comprar esses itens, como uma aquisição espontânea. Isto funciona ainda melhor com um produto POS se estiver em promoção, ou liquidação. Para obter melhores resultados no ponto de venda, perto da caixa registadora, deve tornar o produto atractivo. Utilize expositores atraentes, algo que chame a atenção do cliente, mesmo que inicialmente não tenham considerado comprar o produto. Um bom produto ‘ponto de venda’ é um que, pelo menos chame a atenção do cliente, e o incentive a comprar. Outra dica para POS é a utilização do recibo. Invista no marketing para conseguir que os seus clientes tornem à loja com os cupões. Pode imprimir o vale (cupão) no verso do recibo de cada cliente. O cupão deve ser para trocar por algo na sua próxima visita à loja. Certifique-se que a data de vencimento do cupão está claramente visível para que os seus clientes saibam quando devem voltar à sua loja. Esse vale pode encorajar o regresso dos clientes num curto espaço de tempo.

Provavelmente, não há lugar melhor para promover o seu negócio do que no ponto de venda. Escolha cuidadosamente os produtos POS pois podem ajudar a expandir o sucesso do seu negócio. POS é uma boa forma de marketing, é um processo de marketing económico pelo qual bens e serviços são trocados entre o produtor e o consumidor e os seus valores determinados em termos de dinheiro. O marketing tem origem no reconhecimento de uma necessidade por parte do consumidor e, termina com a satisfação dessa necessidade, mediante a entrega de um produto útil, na hora certa, no lugar certo, e a um preço aceitável.

Existem vários conceitos distintos relacionados com POS marketing.

  1. O intercâmbio, que, como o próprio nome indica, sustenta que a troca de um produto entre o vendedor e o comprador é a ideia central de marketing.
    Enquanto a troca não representa uma parte significativa de marketing, ver o marketing como um mero processo de troca equivale a um prejuízo bruto da essência do marketing. Troca, na melhor das hipóteses, abrange o aspecto da distribuição e do mecanismo de preços envolvidos na comercialização.
  2. A produção. Nas organizações que praticam este conceito, a produção e a tecnologia dominam o processo de pensamento, das pessoas chave. O conceito sustenta que os consumidores, como regra, apoiam os produtos que são produzidos em grande volume a um custo unitário baixo.
  3. O produto, este conceito procura atingir o mesmo resultado através da excelência do produto – melhores produtos, novos produtos e, produtos idealmente concebidos através da engenharia. Este conceito também coloca ênfase na garantia da qualidade.

Nesta fase, seria adequado explicar o fenómeno da “miopia de marketing”. Atenção excessiva aos aspectos da venda do produto ou à custa do cliente e, das suas necessidades reais, cria essa miopia. Como os mercados se tornaram mais e mais, mercados de compradores o problema empresarial tornou-se um de resolver a escassez de clientes, em vez do da escassez de produtos, o conceito de vendas tornou-se a ideia dominante de orientação dos pontos de venda no mercado.

POS marketing é utilizado por praticamente todas as empresas

Quando promove o seu negócio, uma das coisas com que poderá estar preocupado é a forma de conseguir com que os seus clientes comprem os seus produtos. Várias empresas usam POS marketing para atrair os seus clientes, e angariar mais vendas. Esta é uma óptima maneira de impulsionar as suas vendas e manter os seus clientes interessados na sua empresa.
Já foi ao supermercado e comprou um item extra que estava exposto perto da caixa de saída? E em compras online nunca clicou num dos produtos que lhe é recomendado? Isso tudo é POS marketing. Veja se no seu local de negócios tem algum espaço extra, onde possa colocar um balcão, onde possa vender os produtos!
A simples ideia de vender barras de chocolate ao lado da sua caixa registadora vai aumentar as suas vendas. Muitas vezes as pessoas compram os produtos ao lado da caixa registadora derivado à espontaneidade. Se quiser livrar-se de algum stock antigo, utilize POS marketing para o fazer. Coloque esse produto ao lado da caixa registadora e afirme que é um item de liquidação, ou que está em promoção. Esta é uma óptima maneira de motivar as pessoas a comprar mais, enquanto se dirigem para a saída e, é uma óptima maneira de se livrar de stock em excesso.

Se tiver um negócio novo, POS marketing é uma das melhores maneiras de fazer uma boa impressão sobre os seus clientes. Como a maioria dos seus clientes não têm muito conhecimento do seu negócio, POS marketing pode ajudá-los a descobrir que tipo de negócio tem e quais as metas da sua empresa. Contacte algumas empresas locais e perguntar-lhes se pode fazer algum trade-off marketing. Isto é, quando você coloca o seu produto POS marketing, junto á caixa de saída deles, em troca de deixar que eles coloquem os seus produtos POS marketing junto á sua caixa registadora. É uma óptima maneira de aumentar as suas vendas e ganhar a atenção que precisa, especialmente quando está no inicio de um novo negócio.

Certifique-se que os produtos POS marketing que estão a usar podem ajudar a expandir o seu negócio. O nome da empresa deve estar no item, ‘em algum lugar’, mesmo se estiver a vender uma barra de chocolate. Coloque etiquetas na parte de trás da embalagem para que o cliente saiba onde comprou. POS marketing não só faz uma primeira impressão sobre os seus clientes, faz também a última impressão sobre os seus clientes, mesmo antes que saiam pela porta. Certifique-se de que está a usar um bom produto que irá inspirar os seus clientes a voltar para adquirir mais.


Sem comentários

Deixe a sua resposta