Obstáculos ao trabalho em equipa eficaz

Trabalho em equipa eficaz pode beneficiar uma empresa com uma melhor comunicação, maior colaboração e um maior sentido de responsabilidade perante o grupo. Mas há obstáculos para o trabalho em equipa eficaz que os gestores precisam ser capazes de identificar e eliminar. Fomentar o trabalho em equipa entre os seus empregados vai tornar o seu trabalho muito mais fácil e ajudar a empresa a ter maior sucesso no competitivo mundo empresarial.

Equipas bem sucedidas conseguem produzir resultados extraordinários em qualquer área de negócio. No entanto, muitas vezes estas equipas não conseguem colocar em prática todo o seu potencial porque alguns obstáculos dificultam o seu caminho para o sucesso. Mas quais são essas barreiras e como superá-las? Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns dos maiores obstáculos ao trabalho em equipa eficaz.

Problemas de comunicação

Embora uma boa comunicação seja em tudo benéfica para o trabalho em equipa, a falta desta pode-se tornar numa perigosa barreira para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho produtivo. Membros da equipa que não façam bom uso da comunicação, ou que não têm conhecimento dos canais de comunicação mais adequados para usar no contexto de equipa, pode levar a falhas no desenvolvimento do projeto. Por esta razão, os gerentes precisam de estar cientes da importância da comunicação no seio da equipa e de serem capazes de identificar quando existe má comunicação que está a dificultar o sucesso do grupo.

É essencial que quando se trabalhe em equipa, todos os elementos que façam parte dessa mesma equipa estabeleçam bons métodos de comunicação entre si e de uma forma bastante regular. No caso de um projeto a longo prazo esta comunicação ainda se torna mais fundamental. Reuniões semanais devem ser organizadas para fornecer aos colegas a possibilidade de rever o progresso uns dos outros e estabelecer novas metas para futuras reuniões. Caso tal não seja possível, embora seja bastante recomendável, os diversos membros da equipa podem  preferir comunicar por e-mail ou fazer uso das mais recentes tecnologias de conferências online. Qualquer das opções é válida desde que a comunicação seja regular e informativa.

Metas e funções pouco claras

Por muito que uma equipa possa à primeira vista trabalhar bem em conjunto, se as metas e funções de cada membro não estiverem bem definidas e claras, então todo o processo poderá estar condenado ao fracasso logo desde o inicio. Quando os objetivos de determinado projeto não são claramente definidos pelos gestores, o trabalho de equipa não pode ser eficaz. Os membros da equipa ficam sem saber exactamente o que fazer, o que pode inevitavelmente levar a que a totalidade das suas funções não sejam asseguradas, conduzindo ao fracasso do projeto.

Ausência de liderança

Um dos grandes obstáculos ao trabalho em equipa eficaz é a ausência de liderança. Embora muitas vezes não lhe seja dada a importância devida, um gestor que não consegue ter tempo disponível para se envolver no desenvolvimento do projeto e na monitorização das competências e funções da sua equipa conduz irremediavelmente a que a capacidade para criar uma atmosfera de trabalho em equipa eficaz fique ameaçada. Qualquer equipa precisa de um líder, e quando o líder não está presente para delegar responsabilidades e agir como um recurso para os membros da equipa, então a equipa não será capaz de trabalhar corretamente e atingir os seus objetivos.

Arrogância

Cada pessoa é diferente, sendo que para algumas entender o verdadeiro significado de trabalho em equipa pode ser mais difícil de compreender. Enquanto um líder forte muitas vezes pode ser um trunfo valioso para uma equipa, alguém que considera que o seu conhecimento e competências são superiores aos restantes membros da equipa pode tornar-se facilmente num obstáculo. Este fator  pode causar atrito e alguma frustração no seio do grupo, especialmente se outros não concordam com as opiniões deste “forçado” líder. Cada membro da equipa precisa de manter o seu ego controlado para que seja possível haver harmonia no grupo e alcançar um trabalho em equipa eficaz.


Deixe a sua resposta