O que é Software de gestão da qualidade

À medida que os clientes se tornam mais sofisticados, melhor informados e as suas expectativas crescem, a única maneira que o seu negócio tem para sobreviver e prosperar é a de oferecer um compromisso com a qualidade.

Um Sistema de Gestão da Qualidade, tal como o ISO 9001 fornece uma estrutura de gestão que lhe dá os controlos necessários para enfrentar os riscos e monitorar e medir o desempenho dos seus negócios. O software também o pode ajudar a melhorar a sua imagem e reputação e permite que procure melhorias através de comunicações internas e externas.

Software de Gestão da qualidade total

O software de Gestão da qualidade total (TQM) ajuda as organizações a garantir a conformidade com as regulamentações governamentais e vários requisitos de certificação. A escolha do software correcto depende do número de usuários que terão acesso a ele, os diferentes tipos de acções que precisam de ser cumpridas, e os objectivos que devem ser cumpridos. O Software de gestão da qualidade total é projectado para coordenar as actividades dos vários departamentos, num único local. Outras considerações a ter na escolha de um pacote de TQM são os custos, a formação, a compatibilidade da tecnologia existente, e potenciais necessidades futuras.

As corporações em sectores específicos, tais como fabricação de automóveis, têm uma necessidade de software de gerenciamento da qualidade, total. Para além de um desejo de ser pró-activo sobre os defeitos potenciais, as empresas podem ter que cumprir com as normas de qualidade do governo. A fim de atender de forma eficiente à demanda do mercado, os fabricantes utilizam os sistemas de TQM para automatizar o processo de inspecção. Os pacotes de software podem padronizar o processo de montagem e fabricação, comunicando as especificações predeterminadas para máquinas e inúmeros operadores.

Quando uma empresa escolhe um pacote de software de gestão da qualidade, total, muitas vezes solicita pedidos de propostas de diversos fabricantes. Antes de enviar pedidos de solicitações de oferta, os gerentes precisam de estar cientes do que querem que o software realize. Os fornecedores terão de saber se o software deve ajudar o processo de fabricação da empresa ou cumprir certificações específicas. A empresa também pode precisar de comunicar os detalhes sobre o seu processo actual e as lacunas que gostariam que o software cobrisse.

Alguns fornecedores de software de gestão da qualidade total, fornecem demonstrações ou documentos gratuitos. Estes documentos, geralmente, podem ser baixados do site do fornecedor. As versões gratuitas ou demos podem dar aos gestores a oportunidade de interagir com as características e funcionalidade do software, antes de se comprometerem com um pacote completo. Uma das principais preocupações relacionadas com a escolha de um bom pacote de software é a sua usabilidade, uma vez que os gestores querem evitar a selecção de uma aplicação de software que é difícil de compreender e em que é difícil navegar.

A maioria das organizações acaba por escolher um pacote com que uma variedade de funcionários possa interagir. Isso inclui funcionários com formações com diferentes níveis e diferentes responsabilidades de trabalho. Um operador de uma máquina, por exemplo, deve ser capaz de compreender e de interagir com as funções do software da mesma maneira que um supervisor de fábrica. Por esta razão, um bom conjunto de ferramentas de software de gestão da qualidade total, ajuda a assegurar o controlo do processo de fabricação a partir das perspectivas de diversos empregados.

A escolha do melhor pacote de software de gestão da qualidade total também se resume aos recursos financeiros da organização. Podem existir compromissos entre a funcionalidade que a organização necessita a curto prazo e o preço que pode pagar. Algumas empresas têm a flexibilidade financeira para comprar pacotes em que os seus processos de fabricação possam crescer, enquanto outros seleccionam um software mais simples e menos dispendioso que vá garantir a conformidade regulatória.

Conclusão

Uma organização beneficiará da criação de um sistema eficaz de gestão da qualidade. A pedra angular de uma organização de qualidade é o conceito de cliente e fornecedor a trabalhar em conjunto para atingir os seus benefícios, mútuos. Para que isto se torne eficaz, as interfaces de cliente/fornecedor deve estender-se, para fora da organização, para além dos clientes e fornecedores imediatos.

O software de gestão da Qualidade pode ser definido como:

“Um conjunto de actividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização/empresa, a fim de melhorar, continuamente, a eficácia e a eficiência do seu desempenho. “

O principal impulso de um software de gestão da qualidade é na definição dos processos, o que resultará na produção de produtos e serviços de qualidade, em vez da detecção de produtos ou serviços defeituosos depois de terem sido produzidos.

Os benefícios de um Software de gestão da qualidade

O software de gestão da qualidade totalmente documentado irá garantir que dois requisitos importantes sejam atendidos:

  • Os requisitos dos clientes – a confiança na capacidade da organização para entregar os produtos e serviços desejados de forma consistente e satisfazer as suas necessidades e expectativas.
  • Os requisitos da organização – tanto internos como externos, e com um custo optimizado com a eficiente utilização dos recursos disponíveis – materiais, humanos, tecnológicos e de informação.

Estes requisitos só podem ser verdadeiramente satisfeitos se evidência objectiva for fornecida, na forma de informação e dados, para apoiar as actividades do sistema, desde o fornecedor final até ao cliente final.

O software de gestão da qualidade permite que uma organização atinja as metas e os objectivos estabelecidos na sua política e estratégia. O software fornece consistência e satisfação em termos de métodos, materiais, equipamentos, etc., e interage com todos as actividades da organização, começando com a identificação dos requisitos do cliente e terminando com a sua satisfação, em cada interface de operação.

Pode ser encarado como uma “cunha” que detêm os ganhos obtidos ao longo da jornada da qualidade e impede que as boas práticas escorreguem.

Um bom software de gestão da qualidade irá:

  • Definir direcção e satisfazer as expectativas dos clientes
  • Melhorar o controle do processo
  • Reduzir o desperdício
  • Reduzir os custos
  • Aumentar a quota de mercado
  • Facilitar a formação
  • Envolver funcionários
  • Elevar o moral
O software de gestão da qualidade é necessário em todas as áreas de actividade, sejam as empresas grandes ou pequenas, de fabricação, serviço ou do sector público.

Deixe a sua resposta