O porquê da Publicidade Digital

Antigamente os banners eram o caminho principal entre os utilizadores e o produto comercial, isto no mundo digital. Nos dias que correm, os banners perderam alguma influencia na publicidade das empresas podendo até ficar obsoleto.

Os banners perderam algum fulgor devido a serem um meio de Publicidade Digital passiva. Com Publicidade Digital passiva refere-se que para ter sucesso com a campanha, o utilizador terá de visitar a plataforma onde têm o banner anunciado e em primeira fase, terá de acertar em algo que suscite interesse por parte do utilizador. Numa segunda fase o banner terá de ter o motivo em destaque e agradar o utilizador de forma a que o mesmo clique e se dirija ao website destinado.

Contudo, existem outro problemas relacionados com os banner, um deles está relacionado com a qualidade dos banner e alguma psicologia de venda e outro dos principais problemas é que para ter sucesso com a sua campanha terá de ter bastantes banners de forma a aumentar as hipotese de clique, o que dispõem uma maior área ocupada por publicidade na sua plataforma.

Este ataque de banners que terá de fazer ao utilizador está relacionado com um estudo feito que para ter uma marca/produto interiorizado no subconsciente do utilizador, o mesmo terá de o ver cerca de nove vezes, de forma a ser reconhecido e memorizado pelo utilizado/potencial cliente. Se pensar no valor da Publicidade dos dias de hoje em várias meios de publicidade, como por exemplo a TV, esses nova anúncios com cerca de 30 segundos cada, iria dar um valor exorbitante que não estaria ao alcance de qualquer empresa.

Temos de ter em conta que a publicidade na TV dá resultados, pois caso não os desse, não veríamos todos os dias anúncios e tipos de publicidade novas a cada dia que vemos TV. A desvantagem é que para ter sucesso, além de necessitar de uma estrutura enorme, poderá ter o azar de a campanha não correr bem e ser com desmoronar uma montanha para apanhar um rato.

Na Internet têm também a possibilidade de usar banners segmentados para o mesmo tema, podendo apanhar uma maior fatia dos utilizadores e escolher keyword especificas para publico especifico. O utilizador com a publicidade na Internet, poderá também passar de passivo para utilizador activo fazendo uma procura num motor de busca e encontrando publicidade relacionada com o produto que procura. Para ter uma ideia, actualmente a Internet caminha a passos largos para atingir os 2 biliões de utilizadores online, o que torna a Internet um meio bastante atractivo para publicidade.

Branding é importante?

Sendo a Internet um meio de Publicidade em constante crescimento não podemos ignorar a TV, sendo ambos um mix importante na estrutura de Publicidade de uma empresa. O Branding é pode ser mais importante do que seja, já que o Branding está relacionado com as pessoas que o apresentam e dão a cara, fornecendo assim as empresas a possibilidade de mudar de negócio ou criar outro tipo de produto mantendo o cliente fidelizado.

Não nos podemos esquecer que cliente não quer apenas e exclusivamente preço, o cliente quer transparência, qualidade e tranquilidade na altura da aquisição do bem, esperando um bom pós-venda que pode vir associado com o Branding de experiências passadas.

Devido ao crescimento da Internet e o aproveitamento dos negócios de dinheiro rápido que a Internet propõem, viu-se pessoas a ficarem ricas de um dia para o outro e outros investidores com menos confiança na Internet a perderem dezenas de milhares de dólares com os seus investimentos. A esta ganho/perca de dinheiro em muito pouco tempo numa plataforma de milhões de pessoas chamou-se o “boom da Internet” em termos financeiros.

Publicidade Digital na Internet, como, quando e onde?

Após este pico de investimento, a Internet foi consolidada e hoje em dia é um meio bastante fiável para a pratica de publicidade. O truque é saber como, quando e onde fazer Publicidade Digital na Internet.

O melhor dos negócios da Internet está relacionado com a possibilidade de converter o cliente em utilizador activo, fazendo com que o utilizador procure a sua publicidade procurando o produto que deseja. Poderá ainda criar a necessidade do cliente, criando o interesse do mesmo num produto que queira vender ou num website que queria publicitar.

O crescente aumento da Publicidade online deve-se fundamentalmente ao ínfimo custo/beneficio da Publicidade Online em relação a Publicidade Televisiva. Outro dado importante é que facilmente consegue segmentar a sua Publicidade Online e muda-la a qualquer altura se, grande esforço. A estatística, analise e testes quase em directo são outros factores predominantes da Publicidade Digital Online.

Com toda esta informação podemos concluir que realmente a Publicidade na TV poderá ser um bom trunfo na venda/publicidade de algo, mas uns testes e umas campanhas na Internet fará subir os seus lucros e possivelmente descobrir um mundo de oportunidades que nunca sonhou.


Deixe a sua resposta