Noções Básicas de SEO e SEM

Se você criou um website ou já está planejando criar num futuro próximo, você sabe que é apenas metade da batalha. A outra metade será fazer com que o seu site apareça nos motores de busca na esperança de atrair interessados no tipo de produtos ou serviços que você oferece.

Embora haja uma variedade de formas para fazer com que o seu site seja encontrado, esta série de artigos concentra-se em Search Engine Optimization (SEO).

Por meio de táticas eficazes de SEO, você pode melhorar a posição no seu motor de pesquisa para termos importantes, ganhar mais tráfego e fazer mais negócios.

Como eu sou solicitado frequentemente a dar conselhos e dicas sobre SEO, eu decidi colocar os meus pensamentos em papel eletrónico.

Antes de eu mergulhar nas dicas de SEO, eu lhe darei a minha definição de ambos SEO e SEM. Eu também vou cobrir alguns dos termos mais comuns SEO e dar-lhe explicações em português simples. Este conhecimento vai ajudar a definir o cenário para tudo o que se segue.

O Que É Search Engine Optimization?

Search Engine Optimization, ou seja SEO, é o termo que se refere às coisas que você pode fazer para melhorar a visibilidade do seu site nos motores de busca.

As técnicas de search engine optimization focam-se no aumento de tráfego orgânicos, ou natural, que você recebe com base da sua classificação dentro dos motores de busca.

O objetivo do SEO é assegurar que os robots e os crawlers dos motores de busca gostem do seu site. Os motores de busca irão tomar nota do seu site e do seu conteúdo, categorizando-o de uma maneira que permitirá que ele apareça no SERPs (Resultados Dos Motores De Busca), quando determinadas palavras-chave são digitadas.

Search engine optimization é conseguido através de uma ampla variedade de métodos. Muitos webmasters ou profissionais de SEO incidirão sobre a pesquisa apropriada das palavras chave, clareza na configuração de cabeçalhos do seu site, tags, nomes de arquivos e descrições, backlinking externos, cross links internos e criação de conteúdo de qualidade.

Embora cada motor de pesquisa utilize o seu próprio algoritmo para determinar a posição de cada página que está indexada, é possível aumentar a sua posição, tornando o seu site informativo e visível através de ambas as técnicas de on-page e off-page.

Sites que são projetados com facilidade de utilização e informações de qualidade em mente tendem a ter melhor resultados do que aqueles construídos desajeitadamente e sem um plano sólido.

Search Engine Marketing

Search Engine Marketing, ou SEM, é similar ao SEO, mas se concentra menos nas posições naturais e muito mais na promoção real de um website. As técnicas de SEM geralmente incluem SEO natural, mas quase sempre ramifica-se para incluir publicidade contextual ou publicidade de busca pagas.

Os modelos de publicidade paga de busca tornaram-se mais proeminente no final dos anos 1990, depois que os motores de busca se tornaram mais populares.

SEM se concentra mais em sites de negócios globais e suas estratégias de marketing online. Como muitos dos anúncios pagos aparecem no topo dos motores de busca, a FTC, em 2002, respondeu às reclamações, esclarecendo que anúncios pagos e listagens de sites devem ser claramente indicados para que os consumidores não os confundam com sites que tenham obtido altas classificações naturalmente.

Realmente não importa que tipo de site que você tem, seja pessoal ou voltada para o seu negócio. Ao incorporar técnicas de Search Engine Optimization para a criação e manutenção contínua do seu site vai garantir que você receba os níveis mais elevados de tráfego e, finalmente, o maior sucesso.


Deixe a sua resposta