Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença?

Encontrará que, muitas pessoas confundem marketing com publicidade, ou vice-versa. Embora ambos os componentes sejam importantes, eles são muito diferentes. Saber a diferença e fazer a sua pesquisa de mercado pode colocar a sua empresa no caminho certo para um crescimento substancial.

definição de Publicidade:

O anúncio pago, público e, impessoal de uma mensagem convincente por um patrocinador identificado, a promoção ou apresentação impessoal de uma empresa, dos seus produtos aos seus clientes existentes e potenciais.

Definição Marketing:

O planeamento sistemático, execução e controlo de um mix de actividades de negócio, destinado a reunir compradores e vendedores para a troca mútua e vantajosa da transferência de produtos.

Vistas ambas as definições, é fácil compreender como a diferença pode ser confusa a tal ponto que as pessoas pensam ‘delas’ como sendo a mesma coisa, então vejamos.

A publicidade é um único componente do processo de comercialização. É a parte que envolve transmitir a palavra sobre o seu negócio, produtos ou serviços. Envolve o processo de desenvolvimento de estratégias como a colocação de anúncios, frequência, etc. A publicidade inclui a colocação de um anúncio em médias como jornais, direct mail, outdoors, televisão, rádio e, claro, a Internet.
A publicidade é o maior gasto da maioria dos planos de marketing, relações públicas e a seguir, a pesquisa de mercado que não fica muito atrás.

A melhor maneira de distinguir entre a publicidade e o marketing é pensar em marketing como sendo um bolo, dentro desse bolo tem fatias de publicidade, pesquisa de mercado, planeamento de média, relações públicas, atribuição de preços dos produtos, distribuição, suporte ao cliente, estratégia de vendas e participação comunitária. A publicidade só equivale a uma fatia do bolo (na estratégia). Todos estes elementos devem não só trabalhar de forma independente, mas também devem colaborar para o objectivo maior. Marketing é um processo que leva tempo e, pode envolver horas de pesquisa para obter um plano de marketing eficaz.

Pense em marketing como tudo o que uma organização faz para facilitar o intercâmbio entre a empresa e o consumidor.

Publicidade serve o duplo propósito de espalhar a palavra sobre sua a organização e as suas actividades envolvendo os seus membros a trabalhar para o bem do grupo.

A publicidade eficaz exige que você procure saber quem, provavelmente, estará mais interessado no que a sua empresa oferece e como fará para os alcançar. Não existe uma fórmula, cada organização terá de desenvolver os seus melhores métodos de divulgação de eventos.


3 comentários

  1. Ernesto bernardo macuacua

Deixe a sua resposta