Marketing: A diferença entre comprar e vender

Marketing é comummente referido como sendo o processo de relacionar as potenciais necessidades e quereres dos clientes à empresa e como seguimento abordar as soluções da empresa para satisfazer esses quereres e, levá-los para o mercado.

Nós descrevemos o marketing como o processo de se concentrar em quem o cliente realmente é, e o que o cliente na realidade compra à sua empresa – em vez de se concentrar no que a sua empresa vende.

O que os clientes podem comprar na sua empresa que não podem comprar (ou pensam que não podem comprar) noutra empresa é a real razão pela qual eles fazem negócio consigo.

As funções de marketing dentro da sua empresa que apoiam este trabalho podem ser divididas em quatro áreas principais:

Marketing estratégico, gestão do produto, marketing do produto e serviços de marketing.

Todas estas funções são necessárias para que o esforço de marketing seja eficaz. No entanto, elas são distintas. A quota-parte de que precisa de cada uma, e quem deve executar essas tarefas é uma questão importante.

Marketing estratégico

Marketing estratégico é o componente (futuro) para o problema do marketing.
As questões estratégicas incluem:

  • •Qual é o negócio da sua empresa?
  • Em que negócio deveria estar?
  • Que produtos ou serviços devem ser concebidos e oferecidos?
  • Quais as capacidades técnicas que devem ser desenvolvidas dentro da empresa ou adquiridas de fora da empresa?

Outras questões estratégicas relacionadas incluem:

  • Estratégias de Marketing do canal (como alcançar os seus clientes, como vender e entregar a mercadoria?)
  • Posicionamento Competitivo (que define e destaca a sua empresa nas mentes dos seus clientes?)
  • Uma compreensão completa e capacidade de se comunicar com os seus clientes. O que podem comprar à sua empresa que não podem comprar a qualquer outra empresa.

O papel estratégico requer uma pessoa que seja um generalista, com uma visão ampla do mercado, da indústria e da empresa. Este é geralmente o papel do Vice-Presidente de Marketing, mas muitas vezes mantido pelo fundador / CEO, por vezes isto é uma boa opção, mas nem sempre funciona.
Quando o CEO tem essa responsabilidade e não é totalmente capaz, as parcelas da função estratégica podem ser fornecidas por um gerente de marketing sénior ou por consultores externos.

O marketing de produtos vs a gestão de produtos

A definição clássica de marketing compreende as questões do produto, preço,
promoção e canais de venda (local). Este conceito de marketing é válido tanto para empresas que vendem “produtos” como para empresas de “serviços”. No caso de uma empresa de serviços, o seu “produto” é o serviço prestado.
Para ter sucesso, nestas questões de marketing (Produto, preço, promoção e lugar) deve trata-las de maneira a que sejam eficazes a partir do ponto de vista do cliente. No início, estas questões são geralmente uma parte essencial da visão do fundador. Quando a empresa é bem-sucedida, tornam-se frequentemente demasiado complexas e muito importantes para ser tratadas a tempo parcial, pelo Chefe Executivo.

O marketing, a partir dessa perspectiva, enquadra-se em duas partes diferentes, cada uma muito importante e, fundamentalmente diferentes: Marketing do Produto e Gestão do Produto.

Gestão do Produto é a parte de marketing tipicamente dedicado ao trabalho
do desenvolvimento de novos produtos (New Product Development) (NPD)
função de seleccionar e desenvolver novos produtos / serviços. Normalmente, o pessoal da gestão de produtos estão do lado técnico, embora tenham um bom sentido de gestão, mercado e marketing. Eles estão envolvidos na selecção dos programas que apoiam as estratégias de marketing, e mercados – alvo que alavancam as capacidades da empresa. Eles são a parte voltada para o cliente e o desenvolvimento do novo produto, refinando o produto para o ajuste do mercado á medida que atravessa o ciclo do NPD, este pessoal está profundamente envolvido na estratégia do mercado para os novos produtos.

Marketing do Produto

Marketing do produto trata questões que se relacionam com o sucesso dos produtos ou serviços actuais.

Estes incluem:

  • Introdução de novos produtos / serviços
  • Promoção dos produtos existentes
  • Desenvolvimento de programas de marketing e literatura eficaz que alcance o cliente
  • Comunicar a ‘posição original’ que distingue a sua empresa dos seus
    concorrentes
  • Garantir que os canais de venda sejam utilizados de forma eficaz para atingir os clientes.

Apoiar o esforço de vendas com programas ‘no terreno’.


Deixe a sua resposta