Ideias de baixo custo com grande impacto

Publicidade e promoção devem ser uma parte significativa do orçamento para qualquer pequena empresa e, é especialmente importante para aquela que está a iniciar. Afinal, as pessoas precisam de saber que você está no mercado antes que frequentem o seu estabelecimento.

Quando se tem que apertar o cinto, a criatividade faz a diferença.

Utilize estas tácticas para criar uma impressão duradoura:

Brindes.

Todos gostamos de receber algo em troca de nada. Se comprar a granel, pequenos itens, incluindo canetas, t-shirts, sacolas etc., podem ser obtidas a um bom preço. Simples balões podem chamar a atenção dos pais. Um pequeno presente amarrado aos seus produtos pode destacar a mensagem. Por exemplo, acessórios em lojas de roupa, tiaras em lojas de desporto e tapetes para o rato em lojas de informática são itens simples que se adaptam às necessidades dos seus clientes.

Cupões.

Oferta de dois na compra de um ou, 10% de desconto, pode atrair novos negócios e manter os clientes regulares.

Programas de edição de texto tornam os cupões muito fáceis de criar e imprimir. O design dos cupões deve chamar a atenção, devem ser fáceis de ler, e dar valor ao seu cliente. A distribuição dos cupões através do jornal ou outros meios de comunicação permite que você analise a funcionalidade da publicidade.

Oferecer informação

A sabedoria é algo que o dinheiro não pode comprar, e não custa nada oferecê-la. Seminários, aulas pós laborais, e outros meios de ensinar algo novo ao seu público-alvo pode ser uma óptima maneira de o atrair à sua loja. Vende panelas? Mantenha uma série de aulas gratuitas de culinária. Vende computadores? Ensine como usar o programa de software mais recente ou como os seus clientes podem actualizar os seus sistemas.

Eventos na loja

Autorize que o grupo de teatro local promova o seu show na sua loja. Autorize a leitura especial do mais recente livro infantil. Faça uma grande festa de abertura.

Concursos

Você não tem que dar um carro novo para chamar as pessoas a um concurso. Foque sobre o que os seus clientes gostariam de ganhar, da sua loja, e dê-lhes essa oportunidade. Por exemplo, uma padaria pode realizar um concurso de comer pizza.

Newsletters

Um boletim curto, especialmente se entregue por e-mail com a utilização das técnicas de Email Marketing adquadas, pode ser uma forma eficiente de comercializar os seus produtos. Encontrar um lugar conveniente para as pessoas se inscreverem na sua loja e on-line, pode até mesmo oferecer um incentivo, como um cupão, para que se inscrevam. Forneça conteúdo útil e interessante que vale a pena ler. Por exemplo, se vende roupas masculinas, ofereça 10 dicas sobre como se vestir para uma entrevista de negócios. Se vende comida, inclua uma nova receita ou fale sobre alimentos saudáveis. Depois, rodeie o seu conteúdo com os seus anúncios e promoções.

Marketing boca a boca

É uma das tendências mais ‘quentes’ no mundo dos negócios e uma forma barata de espalhar a palavra sobre os seus produtos. Uma das melhores maneiras das pessoas falarem é por terem um produto inovador. As vendas do iPod e Razor Scooter subiram quando as pessoas da moda as exibiram pela cidade. Se você tem um produto único, encontre uma maneira de o mostrar. Por exemplo, pode arranjar uma dupla que percorra o shopping, vestidos com os melhores fatos de banho da sua loja.

Construir o reconhecimento do nome

Participe em grupos de discussão on-line ou faça comentários em blogs, inclua o nome da loja e o endereço do Web site se o tiver. Nas conferências e palestras, faça perguntas, identificando-se como o proprietário da sua loja.

Patrocínio

Não custa muito patrocinar uma produção de teatro local, o desfile da sua cidade ou uma pequena equipa do campeonato. O logótipo e nome da sua empresa serão vistos por multidões de pessoas.

Voluntariado

Fazer trabalho de caridade ou comunitário é uma óptima maneira de tornar o seu nome conhecido, visto que mostra às pessoas que você se importa com os outros.

Imprensa livre

Envie notícias e informações sobre a sua loja a jornais e outros meios de comunicação local, via imprensa. Identifique a pessoa que edita a secção do calendário do jornal, e certifique-se de enviar anúncios de eventos sobre a loja, pelo menos com três semanas de antecedência. Comportando-se como o melhor embaixador da sua loja, e substituindo euros com o bom senso vai criar uma impressão do seu negócio, que dura mais do que qualquer anúncio.


Deixe a sua resposta