Guia para o Software de Gerenciamento de Banco de Dados

O Software de gerenciamento de banco de dados tem muitos usos. A sua função básica é aquela de um programa que armazena informações e permite que você ou outros usuários possam pesquisar, recuperar, classificar, rever, e analisar os dados, tornando o software de banco de dados perfeito para manter a sua biblioteca organizada ou mesmo para a execução do site de negócios na Web.

Por este software ter tantos usos, existem dezenas de programas de banco de dados disponíveis. As opções são, Oracle, Microsoft Access, FileMaker, Avanquest e Delicious Monster Software, existem ainda opções adaptadas a uma variedade de necessidades.

FileMaker Pro

No mercado doméstico e empresarial, não há software de banco de dados mais popular do que o FileMaker Pro. Isto porque é muito fácil de usar, e é simples compartilhar a base de dados com os outros.
Se precisa que o software de gerenciamento de banco de dados apoie mais do que cinco pessoas, o Servidor FileMaker permite até 250 usuários em simultâneo e 125 bases de dados. Esta é uma enorme flexibilidade que lhe permite administrar o seu banco de dados localmente ou remotamente, apenas tem que configurar as definições de segurança pela primeira vez.

Este é um software de gerenciamento de banco de dados para empresas. O valor real deste software de gerenciamento de banco de dados está nos recursos de backup, estatísticas de desempenho do servidor e nos sofisticados recursos de segurança que o tornam ideal para uso no Web site da empresa.

Avanquest MyDatabase

Nem todos precisam de algo tão rico em recursos ou tão abrangente como o software de gerenciamento FileMaker. Há necessidades de softwares de banco de dados que vão para além das operações do site e centram-se em casa ou em pequenos negócios. Para estes casos o Avanquest funciona na perfeição.

Avanquest MyDatabase é um programa pequeno extremamente poderoso que facilita as operações. Com a utilização de modelos predefinidos ou um assistente que o ajude a criar o seu próprio modelo, pode inserir rapidamente, organizar e resumir as informações importantes. Tem acesso a relatórios personalizados, listas de endereços, envelopes e qualquer outra coisa que quiser imprimir com as informações automaticamente arquivadas por o banco de dados, MyDatabase, pode ainda enviar e-mails personalizados a diversos destinatários retirados do banco de dados, dentro, do software de gerenciamento.

Software Delicious Monster

Este software de gerenciamento de banco de dados é projectado especificamente para os coleccionadores de livros, vídeos, música e jogos. Basicamente, se tem um título e é coleccionável, pode gravar uma ‘biblioteca’, em profundidade, de tudo o que colecciona, completo com imagens.
Quando abrir a amostra do software de gerenciamento Delicious Monster, poderá ver a biblioteca de amostras e desfrutar de uma biblioteca, de exemplo, que transmite a ideia real de como o software pode ser, com uma capa a cores de cada item exibido numa prateleira de madeira que se parece com a área promocional da sua loja de livros, local. Os livros são apresentados como livros de 3-D, proporcionais ao seu tamanho real, e as caixas de CD brilham com o brilho de uma luz no tecto.
É lindo, mas também é extremamente fácil de usar, permitindo adicionar novos itens, inserindo um título, autor / artista, ISBN ou identificador do produto. Pode ainda usar uma imagem digital ou digitalizar códigos de barras. Pode classificar a sua biblioteca em género, gerenciar o que emprestou e a quem emprestou ou até mesmo comprar ou vender os itens da sua biblioteca na Amazon. Este é um software colorido e atraente.

Dicas para escolher software de gerenciamento de banco de dados

As empresas utilizam o software de gerenciamento de banco de dados para gerir produtos, preços, listas de mailing, informação do pessoal, informações dos clientes e até mesmo para folhas de pagamento. Em casa, poderá usar o software para inventários das suas receitas, filmes ou música.
Seja para o que for que precisa do software de gerenciamento de banco de dados, existem algumas dicas para lhe facilitar a escolha.

Veja opiniões

Revistas de softwares, impressas e on-line oferecem opiniões de muitos aplicativos de software de gerenciamento de banco de dados. Quanto mais informação tiver, mais fácil será fazer a sua escolha.

Procure funções específicas

Se precisa de um software de banco de dados que possa ser implantado através do seu site para gerenciar os clientes e as compras, procure um aplicativo como o MySQL ou FileMaker que está concebido para fazer precisamente isso. Os softwares executam tarefas específicas, e quanto mais específico o software for para a tarefa pretendida, mais fácil será de usar.

Compare a concorrência

Depois de ter uma breve lista de softwares de banco de dados que atendam às suas necessidades específicas, compare imagens e opiniões para esses aplicativos. Procure a qualidade e quantidade de modelos disponíveis. Analise o preço em ultimo lugar, porque é menos importante do que ter um software de banco de dados que possa usar com facilidade e, especificamente, para o que precisa de fazer.

Finalmente, antes de adquirir qualquer software de gerenciamento de banco de dados, certifique-se que o seu computador ou servidor da Web atende aos requisitos da aplicação. A maioria dos revendedores não aceitam a devolução do software apenas porque não pode ser executado no seu computador, simplesmente porque não cumpre os requisitos do sistema.


Deixe a sua resposta