Falar sobre si numa entrevista de emprego

Conhecer os seus defeitos e aproveitar bem as suas qualidades são características muito apreciadas por qualquer empresa.

A capacidade de auto conhecimento para poder falar sobre si numa entrevista de emprego é um fator-chave para o sucesso.

No entanto, se por um lado pode parecer simples, por outro, muitas pessoas têm uma grande dificuldade para falar sobre si mesmas numa entrevista de emprego, seja por timidez ou desconhecimento puro. Este é um quadro mais comum do que se poderá pensar, à partida.

 

Dicas para a entrevista de emprego

Numa entrevista de emprego está a ser testado e observado por pessoas treinadas para ler a personalidade, captar os seus gestos e expressões faciais. O currículo é um mero papel, pois é na entrevista de emprego que a empresa vai verificar se uma pessoa tem ou não o perfil adequado e desejado para a vaga em questão.

Entre as características pessoais que as empresas mais procuram e que são fortemente analisadas nas entrevistas de emprego, além da óbvia competência técnica, é a capacidade de auto conhecimento. Quer isto dizer, que é necessário que o candidato se conheça bem, pois as empresas estão a valorizar candidatos com um lado humano bem desenvolvido.

Deve conhecer tanto as suas qualidades como defeitos. São ambos interessantes: as qualidades para saber até onde a pessoa poderá chegar e os defeitos para se poder analisar as limitações. Acredite, todas as pessoas têm limitações. Isso é humano. O pior fracasso de todos é não admitir, ou omitir, tal como o pior que uma pessoa pode fazer a si mesma é acomodar-se e não tentar ser melhor.

A verdade é que, desde que com coragem e dedicação, qualquer defeito poderá ser compensado. Assim, numa entrevista de emprego em que fale sobre si, mencione o que tem feito para superar os seus defeitos.

A falsa modéstia é um recurso já mais que obsoleto. Importa, sim, falar tanto dos defeitos como das qualidades, nunca escondendo as suas limitações.

Assim, caso surja alguma pergunta que não esteja à espera, o que importa é a sinceridade quando estiver a falar de si numa entrevista de emprego, dando a sua verdadeira opinião e não apenas tentando agradar com respostas tipificadas.

É perfeitamente normal que falar sobre si numa entrevista de emprego  traga algum nervosismo inicial, pois está num ambiente desconhecido e defronte uma situação de pressão. Se for uma pessoa tímida, basta que se prepare e que tenha os seus objetivos bem claros. Pesquise sobre a empresa, por exemplo.

Lembre-se: um candidato que esteja tenso durante todo o tempo de entrevista vai passar, sem dúvida, uma má imagem.


Deixe a sua resposta