Exemplos de entrevistas de emprego

Quando vamos a uma entrevista de emprego, somos submetidos a algumas perguntas-chave, para as quais devemos estar preparados para responder com segurança e consciência.

No decorrer da entrevista poderemos evitar o nervosismo que nos vai prejudicar, reduzindo as probabilidades de insucesso. O objetivo é conseguir um impacto positivo, para que a entrevista corra pelo melhor.

Conheça alguns exemplos de entrevistas de emprego.

Falar sobre si

Um dos melhores exemplos de entrevistas de emprego é pedir-se que o candidato fale sobre si. Aqui, a pessoa deve ser honesta e dar uma resposta rápida e concisa, mas que demonstre que o trabalho é a coisa mais importante da sua vida. É uma boa altura para se referir como bom ouvinte e com capacidade de liderança e que a vê como uma perfeita oportunidade de crescer, o que fará de si uma pessoa fácil de liderar. De referir que tanto o investimento como o crescimento pessoal é uma das principais realizações que se tem.

Objetivos pessoais e da empresa

Deve estudar a empresa antes da ida à entrevista, para depois demonstrar os seus conhecimentos relativamente a esta.

Referir que se importa com o posicionamento da empresa, como forma de resposta ao motivo porque escolheu a dita empresa, pode resultar num grave erro.

Nas entrevistas de emprego colocam-se frequentemente perguntas sobre pontos essenciais, como decisões que o candidato já tenha de ter tomado, pois é aqui que o entrevistador vai perceber qual a capacidade de ação do candidato sobre pressão, o modo como age quando confrontado com desafios e mesmo como reage às consequências das decisões que toma.

Quando questionado sobre o que se procura num emprego, um candidato deve ter em mente que o importante é focar pontos fundamentais para uma autopromoção, mostrando uma constante evolução, desejo de crescimento pessoal e profissional, bem como de enfrentar novos desafios. E isto porque uma empresa procura sempre pessoas que sejam dinâmicas e autoconfiantes.

Falar sobre as suas qualidades

Dos exemplos de entrevista de emprego, ou de partes mais temidas, é quando implica algo de pessoal e opinativo, como o motivo porque devemos ser nós a pessoa escolhida.

De facto, muitas pessoas têm dificuldade em falar sobre as suas qualidades, mas mais importante ainda é destacarmos o nosso potencial e saber valorizá-lo. Isto só vai mostrar que estamos conscientes de nós próprios, além de que será onde o entrevistador vai perceber a consciência que a pessoa tem de si própria, bem como o nível de autoestima.


Deixe a sua resposta