Erros comuns a evitar em pontos comerciais

O ponto comercial é um dos fatores mais determinantes para o sucesso e desenvolvimento de qualquer tipo de negócio. Não importa se determinada  empresa produz os melhores produtos do mercado ou se pratica preços mais competitivos que a concorrência, se não possuir o ponto comercial adequado e com a atmosfera certa, não vai cativar clientes e, inevitavelmente, irá falhar no resultado das vendas dos seus produtos.

O erro mais comum em que muitas empresas caem é de achar que basta escolher uma localização muito movimentada para garantir o sucesso da venda dos seus produtos, no entanto, outros fatores não devem ser deixados para segundo plano. Torna-se fundamental que se criem e ofereçam estímulos aos clientes que potenciem a compra. Por isso, é preciso explorar cada aspecto da localização do ponto e da decoração do ambiente, evitando os erros mais comuns da maioria dos estabelecimentos comerciais. O Sebrae-SP elaborou uma lista de alguns erros comuns a evitar. Vamos ver alguns:

Descuido na decoração da vitrina

A vitrina é a primeira imagem que o cliente tem do ponto comercial. Se esta não for atrativa e se nela apenas imperar um amontoado de produtos sem qualquer organização, certamente que o cliente não vai sentir nenhum estimulo para a compra. Ponha-se no lugar do consumidor e planeie a decoração da vitrina com algum cuidado. Esta deve ser clara e informativa para quem a vê, devendo dar-se especial destaque a mensagens claras como promoção, novidade ou exclusivo, por exemplo.

Iluminação deficiente

O ponto comercial precisa ter uma atmosfera agradável e convidativa e uma boa iluminação é essencial para conseguir este efeito. Não deve ser nem demasiado fraca, nem demasiado forte ao ponto de quase “cegar” o cliente. A solução ideal está em encontrar o equilíbrio perfeito, que será diferente em cada caso e para cada tipo de produto ou serviço que se quer vender.

Temperatura desagradável

Da mesma forma que a iluminação é determinante para estimular a compra, também a temperatura é fundamental para manter o cliente dentro do espaço comercial o maior tempo possível. Invista num bom sistema de refrigeração, de forma a que os seus clientes se sintam bem no interior do ponto comercial. Caso contrário acabam por sair da loja e em casos mais graves, até podem nunca mais voltar.

Decoração desajustada

As cores utilizadas na decoração do ponto comercial precisam de ser também as mais adequadas. Cores que distraem a atenção do cliente podem ser um erro. Contudo, a ausência de cor ou cores demasiado deslavadas também podem causar desconforto, por isso devem ser evitadas. Faça uma decoração cativante. Já lá diz o ditado “os olhos também comem”.

Falta de simpatia

Evite as perguntas cliché como “Posso ser útil?” ou “Deseja alguma coisa?”. Se o cliente entrou no seu ponto comercial, muito provavelmente, é porque quer alguma coisa, senão tinha ficado simplesmente no exterior. Mostre-se simpático e sobretudo paciente. Mesmo se o cliente colocar imensas perguntas responda sempre com simpatia e clareza, procurando compreender as suas expectativas e necessidades. Lembre-se de que o mais importante é segurar o consumidor e deixar a sensação de que valerá a pena retornar àquele estabelecimento novamente.


1 comentário

  1. Eliana

Deixe a sua resposta