Entrevista de trabalho: perguntas e respostas

Na procura de um emprego, a partir do momento em que se consegue que o curriculum seja notado, passa-se para uma segunda etapa, a primeira entrevista de trabalho, com perguntas e respostas.

Caso nunca tenha pensado no assunto, há perguntas que são as mais frequentes a ser colocadas aos potenciais colaboradores, pelo que saber que tipo de respostas deverá evitar é a sua aposta para que se saia bem.

Confira as próximas dicas para sair-se bem numa entrevista de trabalho.

 

 

Perguntas e respostas

  • Numa entrevista de trabalho depara-se sempre com perguntas acerca do seu potencial como trabalhador: “Fale-me um pouco sobre si.”. Serve não apenas para quebrar o gelo mas também para avaliar a capacidade de improviso, pelo que importa ter a capacidade de projetar uma boa imagem. O candidato nunca deverá responder com outra pergunta pois poderá demonstrar insegurança perante o entrevistador. Lembre-se de não repetir o que já colocou no curriculum, apostando numa descrição alternativa e criativa acerca do que faz, de como adora solucionar e avançar com novos desafios, evitando tudo o que é rotineiro. O que importa é agarrar a atenção de quem se tem pela frente.
  • Outra questão bastante usada é a de como pode o candidato contribuir para a empresa a que se está a candidatar. Este é o momento para demonstrar confiança nas competências pessoais. Afirmar que é uma pessoa trabalhadora e que pretende uma nova oportunidade não vai dizer nada de novo nem interessante ao empregador, pelo que deverá referir algum assunto que tenha pesquisado relacionado com a empresa e como poderá aplicar os seus próprios resultados. O mais importante é ter feito uma pesquisa prévia acerca da empresa onde vai ter a entrevista.
  • O candidato também necessita de saber como é o trabalho e se a empresa é a certa para si. Há que ser curioso e demonstrar a pretensão pelo envolvimento nas atividades da empresa, mas não deveremos cair no erro de, se ainda não tiver sido referido qualquer tipo de salário, colocar essa questão. Sendo a primeira entrevista, ainda é muito cedo para este tipo de discussão, pois o que aqui importa é a compreensão pelo que nos está a ser apresentado e o que é de nós esperado. Seja criativo e coloque questões acerca dos desafios que a empresa julga enfrentar, onde podemos ser assertivos e que persegue informações importantes.
  • Ainda numa entrevista de trabalho dinâmica com perguntas e respostas, o candidato também tem a possibilidade de se projetar como um profissional empenhado ao questionar sobre as perspetivas de desenvolvimento da empresa. Uma questão destas vai demonstrar o interesse pela empresa e em fazer parte dela, o que só vai transmitir segurança ao empregador. Mas não descure a resposta, pois será um bom sinal se o entrevistador descrever programas estruturados de evolução de carreira que se encontrem já estabelecidos na organização.

Deixe a sua resposta