Entrevista de emprego individual

Uma entrevista de emprego individual é utilizada na análise das necessidades da empresa e, embora possa parecer um desperdício para alguns, vem oferecer vantagens.

Por um lado, a empresa vai obter uma visão das qualificações e lacunas dos eventuais colaboradores. Por outro, permite clarificar a capacidade do indivíduo de se desenvolver.

Entrevista individual

Uma entrevista de emprego individual ou de grupo costuma ser realizada por um supervisor ou coordenador e deverá acontecer num local com privacidade. O entrevistador vai explicar os objetivos para a vaga aberta bem como construir uma espécie de roteiro das necessidades da empresa. Com isto vai criar uma relação de confiança, pelo que desde logo deverão ser fornecidas ao entrevistado todas as informações, por forma a anular eventuais dúvidas ou desconfianças relativas ao emprego em questão.

Uma entrevista de emprego individual é uma das técnicas mais utilizadas nos processos de seleção, pois é onde o entrevistador irá fazer variadas perguntas sobre a trajetória profissional do entrevistado, a sua postura, sobre família e cursos feitos, bem como todas as informações que achar serem pertinentes para averiguar se a pessoa que tem pela frente se encaixa no perfil estabelecido pela empresa.

A entrevista começa logo no primeiro contacto com o candidato que, em regra, é pelo telefone. Assim, o interessado deverá ser simpático e, quando for marcada a entrevista, aceitar sem colocar objeções, a não ser que tenha algo absolutamente importante que o leve a renegociar o horário marcado. A pessoa deve lembrar-se de que o principal objetivo é conseguir um emprego, pelo que isso é prioritário.

Tendo isto em mente, nunca se deverá perguntar pelo telefone por certos assuntos que serão falados, com certeza, na entrevista, como salário e benefícios, pois ao fazê-lo a pessoa transmitirá que apenas está interessada no dinheiro e nada no trabalho.

Ainda pelo lado do candidato, a uma entrevista de emprego individual, e mesmo de grupo, o ideal é chegar 15 minutos antes da hora, para que não se atrase. Além disto, enquanto estiver à espera para ser atendido, nunca se deverá relaxar como em casa e cumprimentar a pessoa da receção e quem lá estiver.

A verdade é que, pela linguagem do corpo dizemos muita coisa aos outros. O nosso corpo é um centro de informações, pois comunica uma linguagem que não mente e que revela o nosso estado psicológico. É por isto que se deve preocupar com o corpo e postura, pois uma pessoa que não saiba apresentar-se de uma forma correta, não vai ter a mínima hipótese de conseguir a vaga que deseja.

Assim, numa entrevista de emprego individual, ou mesmo de grupo, a calma, o relaxamento e a autoconfiança são fundamentais.

Um candidato deverá ter um discurso com princípio, meio e fim, bem como já se conhecer bem a si próprio antes de se apresentar, pois isso só vai transmitir credibilidade sobre o que vai dizer. A pessoa também se deverá lembrar de evitar respostas demasiadamente simples e que demonstrem alguma falta de autoconhecimento ou insegurança.


Deixe a sua resposta