Diferentes tipos de Marketing de Afiliados

Os programas de marketing de afiliados nunca foram tão populares como hoje em dia. Porquê? Devido a inúmeros motivos, se bem que as razões principais são o facto de ser um negócio simples e que pode ser bastante lucrativo.

Os programas de afiliados mais básicos pertencem a duas categorias, os pay-per-click (PPC) e os pay-per-performance (PPP). No entanto existem muitos outros, como por exemplo os pay-per-sales, os pay-per-lead, assim como os programas de um, dois e múltiplos níveis.

Pay Per Click (PPC)

Neste tipo de marketing de afiliados, o afiliado recebe uma comissão por cada clique que um visitante faça num anúncio da sua página, sendo encaminhado para o site do comerciante. O afiliado é remunerado mesmo que o visitante não adquira nenhum produto. No entanto, esta comissão normalmente é muito pequena, não excedendo o valor de 1 dólar por clique.

Pay Per Performance (PPP)

No PPP, o afiliado só é remunerado quando um dos visitantes que este encaminhou para o site do comerciante compra um produto, ou se torna num contacto. Este tipo de marketing de afiliados é benéfico para o comerciante, pois este só remunera os afiliados que obtêm resultados. Mas este tipo de marketing também trás vantagens para os afiliados. As comissões que recebem são bastante mais elevadas, estas rondam os 15 a 20% do valor da venda. O marketing de afiliados Pay-Per-Performance pode ainda ser classificado em dois tipos: o Pay-Per-Sales (PPS) e Pay-Per-Lead (PPL).

– Pay Per Sale (PPS)

Neste tipo de marketing de afiliados, o afiliado é remunerado sempre que um visitante reenviado por si adquire um produto do comerciante. Esta comissão pode ser uma percentagem da venda ou uma comissão fixa, dependendo do programa de afiliados. No entanto esta comissão é sempre superior  à do PPC.

– Pay Per Lead (PPL)

Esta forma de marketing de afiliados é uma ligeira variação do PPS e normalmente é utilizada por seguradoras e empresas de finanças, que dependem de contactos para crescer. O afiliado é remunerado sempre que um visitante reenviado por si se torna num contacto. Para isto, o visitante normalmente necessita de subscrever à newsletter do comerciante ou preencher algum tipo de formulário. Estes formulários normalmente pedem alguns dados pessoais do visitante e um contacto, que pode ser o número telefónico ou o e-mail.

Para além dos que mencionámos, existem outros tipos de marketing de afiliados. Se a classificação for baseada na profundidade da rede de afiliados, esta pode ser de um nível, dois níveis ou multi-níveis.

Marketing de Afiliados de Um Nível, Dois Níveis e Multi-nível

Num programa de marketing de afiliados de um nível, o afiliado é remunerado com base nas vendas directas ou tráfego gerado para o site do comerciante.

Nos programas de dois níveis, o afiliado não só é remunerado pelas vendas directas ou tráfego gerado para o site do comerciante, como todo o tráfego ou vendas conseguidas por todos os afiliados que se inscreveram no programa através da sua recomendação.

O programa de afiliados de multi-nível funciona da mesma forma que o de dois níveis, com a diferença de que o afiliado recebe uma comissão pelas vendas ou tráfego gerados por afiliados de um maior número de níveis na rede.


Deixe a sua resposta