Diferença entre chefe e líder

Uma liderança forte pode  fazer toda a diferença no sucesso e desenvolvimento de uma empresa. O maior e mais comum dos problemas é que muitas vezes um líder pode ser um excelente chefe, mas nem todos os chefes conseguem ser um líder eficaz. E é este pormenor que define a grande diferença entre o que é ser apenas um chefe ou ser um líder.

Tudo se resume a uma diferença simples entre a noção de um líder e de um chefe. O chefe é respeitado e obedecido por causa de seu cargo e da sua antiguidade na empresa. Um líder é respeitado e admirado como um exemplo, não só por causa da antiguidade e do cargo, mas principalmente por causa das qualidades de caráter e pela sua competência.

Todo aqueles que aspiram a se tornar líderes devem dar o exemplo. A equipa precisa de ter sempre uma firme convicção de que o líder vai estar presente em todas as crises e problemas por que a empresa possa passar. Não apenas para atribuir culpas, mas para eficazmente resolver o problema. Se os restantes membros da equipa ficarem com a ideia, ainda que ténue, que o líder não segue o que prega, vão também acabar por não o respeitar como deviam. Podem até obedecer-lhe, mas o respeito é o que fica a  faltar e sem respeito o seu empenho e produtividade irão, sem dúvida,  ser afectados.

Por outro lado, um líder vai ganhar este respeito através das suas ações. A sua atitude e forma de encarar os projectos, assim como a sua forma de agir com sinceridade, é o que o distingue dos restantes membros da equipa. Não existe incompatibilidade entre o que dizem e o que efectivamente fazem e seguem tudo na sua vida profissional com igual integridade.

Para ser um bom líder, um chefe deve possuir características tais como, conhecimento, boas capacidades de planeamento, previsão, ação, uma visão orientada para atingir objectivos, perspectiva, respeito por cada membro da sua equipa, mas ao mesmo tempo saber também ganhar o respeito destes, atuar como um amigo e agir como um mentor.

É verdade que é uma lista bastante extensa, mas se você quiser tornar-se em um bom líder precisa de ter, pelo menos, a maioria destas qualidades que referimos. Isto é verdade não só para os líderes nacionais, mas para as pessoas em todas as posições de liderança em qualquer organização.

No competitivo mundo dos negócios é fundamental uma pessoa ganhar o respeito dos seus colegas e membros da equipa. Uma vez ganho esse respeito, o que até então era apenas encarado como um simples chefe passa a ser visto como um líder e como um  exemplo a seguir pelos demais.


3 comentários

Deixe a sua resposta