Departamentos das Agências de Publicidade

Departamento Criativo da agência de publicidade

As pessoas que criam os anúncios, o núcleo de uma agência de publicidade. As agências de publicidade modernas geralmente formam as suas redactoras e directores de arte em equipas criativas. As equipas criativas podem ser parcerias permanentes ou criadas numa base de projecto a projecto. O director de arte e o redactor, normalmente respondem ao director criativo, geralmente um funcionário criativo com vários anos de experiência. Os departamentos criativos frequentemente trabalham com design exterior ou estúdios de produção para desenvolver e implementar as suas ideias, também podem contratar artistas de produção. O processo criativo constitui a parte mais crucial do processo da publicidade.

Serviços de Contabilidade da agência de publicidade

As agências nomeiam um executivo de contas para assegurar a negociação com os clientes. O executivo de contas tem que ser suficientemente consciente das necessidades e desejos do cliente, para poder obter a aprovação dos clientes, assim como da agência. Criatividade e perspicácia de comercialização são as áreas necessárias para o pessoal do atendimento ao cliente, pois trabalham em estreita colaboração com os especialistas, em cada campo.

Serviços de Média

O departamento de serviços de média pode não ser tão conhecido, mas os seus empregados são quem têm os contactos com os fornecedores de diversos meios de comunicação criativa. Por exemplo, serão capazes de aconselhar e negociar com as tipografias se uma empresa estiver a produzir folhetos para um cliente. No entanto, quando se lida com os grandes meios de comunicação (rádio, outdoor e imprensa), esse trabalho é geralmente subcontratado a uma agência de comunicação que pode aconselhar sobre planeamento de média e, que normalmente é grande o suficiente para negociar preços mais baixos do que uma única agência.

Produção da agência de publicidade

Sem o departamento de produção, os anúncios criados pelo redactor e director de arte não seriam nada mais do que palavras e imagens em papel. O departamento de produção, em essência, assegura que o comercial de TV ou anúncios impressos, etc., sejam produzidos. São responsáveis por a contratação de fornecedores externos (directores e empresas de produção, no caso dos comerciais de TV, fotógrafos e estúdios de design no caso da publicidade impressa ou direct mailers). Os produtores estão envolvidos em todos os aspectos do projecto, desde o briefing criativo inicial até á execução e entrega desse projecto. Em algumas agências, os produtores seniores são conhecidos como produtores executivos ou “arquitectos de conteúdo”.
As agências modernas podem também ter um departamento de planeamento de média integrado, que faz todo o panejamento e posicionamento local.

Outros departamentos e pessoal das agências de publicidade

Em agências pequenas, os empregados podem fazer tanto o trabalho criativo como o trabalho de manutenção de contas. As agências maiores empregam pessoas que se especializam num ou outro e, empregam um número de pessoas em cargos especializados: trabalho de produção, publicidade na internet, planeamento ou pesquisa, etc.

Um departamento muitas vezes esquecido, mas integral é o departamento do tráfego. O departamento do tráfego regula o fluxo de trabalho na agência e, é geralmente liderado por um gerente de tráfego (ou administrador do sistema). O tráfego aumenta a eficiência e rentabilidade de uma agência através da redução de trabalho com ‘falsos começos’, início de trabalho inadequado, a partilha de informações incompletas, o excesso e subestimação de custos, bem como a necessidade de prorrogação dos meios de comunicação. Em agências pequenas, sem um gerente de tráfego dedicado, um trabalhador pode ser responsável pela gestão do fluxo de trabalho, estimativas de custos, atender o telefone, etc. As agências de publicidade grandes podem ter um departamento de tráfego de cinco ou mais empregados.


Deixe a sua resposta