Como registar um domínio em Portugal

Vivemos numa atualidade onde para uma empresa é essencial aproveitar a excelente oportunidade de possuir uma página online, com um domínio registado, aliás, este acaba por ser um aspeto totalmente essencial para o sucesso.

Ao mesmo tempo que isto tornou-se num aspeto fundamental, a criação de uma presença na internet tornou-se bastante mais simples e fácil, pois nos dias de hoje, todos os fornecedores de acesso à internet têm o bom hábito de simplificar a linguagem e o atendimento a todos os clientes interessados.

 

 

Muito se tem discutido sobre as mais variadas e diversas vantagens e desvantagens de registar os endereços de internet em domínio de topo internacionais ou até nacionais. Veja as vantagens de registar um domínio de topo internacional e nacional:

  • Vantagens de registo em domínio de topo internacional: as regras acabam por ser um pouco mais liberais, o registo é praticamente imediato e pode ser realizado de uma forma online, poderá dar uma maior capacidade de internacionalização a um site ou até a um serviço, o registo é mais barato;
  • Vantagens de registo em domínio de topo nacional: acaba por ser um pouco mais imediato uma empresa que tenha a sua marca nacional seja procurada por esse mesmo domínio, poderá ter um endereço de email com o domínio em .pt, poderá ajudar a localizar a empresa de uma forma geográfica internacionalmente, poderá claramente ajudar a distanciar o nome a marca do atual clima negativo que poderá rodiar os domínios .com, a renovação do domínio vai ser um pouco mais barata.

Ao longo dos últimos tempos, uma grande quantidade de empresas tem realmente optado por jogador com terminações de domínio de topo de alguns outros países, como por exemplo o .tv do Tuvalo e o .pn que pertence à ilha Pitcaim.

Uma das dicas mais importantes, embora seja realmente mais caro, é registar uma marca ou empresa em vários domínios de topo nacionais e internacionais, pois só assim é que vai conseguir evitar que alguém ocupe esse mesmo domínio e que possa ser confundido com a  sua empresa ou marca, pois os visitantes poderão parar à concorrência, o que certamente seria mau para os seus negócios. Se conseguir registar o endereço em vários domínios vai ser bastante fácil após isso redirecionar todos os utilizadores para a mesma página.


Deixe a sua resposta