COMO RECRUTAR ATRAVÉS DE UM CAÇADOR DE CABEÇAS

 

A atividade de um caçador de cabeças consiste em procurar, selecionar e propor executivos de topo para as empresas.

Recrutar através de um caçador de cabeças implica saber que estes profissionais são consultores na área de recursos humanos, mas de um tipo muito especial, que fornecem serviços especializados e de valor acrescentado para algumas empresas. A sua função é a de encontrar a pessoa certa para um determinado lugar na chefia de uma certa empresa.

Processo de recrutamento

A fase inicial é de extrema importância para o caçador de cabeças, pois toma conhecimento do interesse da empresa em solicitar ajuda para encontrar a pessoa mais indicada para determinada função de responsabilidade. Há lugar a uma entrevista formal na empresa, e vale a pena perder algum tempo para que o processo que se inicia tenha a máxima possibilidade de se concluir com êxito, uma vez que se faltar informação relevante ao caçador (sujeito a sigilo), poderá dar lugar a que este não corresponda ao que a empresa verdadeiramente necessita.

Existe um leque de dados de maior relevância, como informações sobre a empresa e mercado em que opera, informações sobre o lugar / função a ocupar, informações sobre a pessoa pretendida e informações sobre a remuneração.

No processo de recrutar através de um caçador de cabeças é de extrema importância que ele faça uma pesquisa sem qualquer intervenção da empresa, mas não deixa de ser importante saber o que ele faz. O caçador vai tentar encontrar profissionais que correspondam ao perfil pretendido, começando muitas vezes por empresas concorrentes. Estas fases não deverão durar mais do que três a quatro semanas.

Em seguida, é necessário proceder a uma marcação, elaboração e efetivação de entrevistas, que é da inteira responsabilidade do caçador de cabeças. Num clima descontraído mas sério, o caçador deverá colocar ao candidato uma séria de questões essenciais para avaliar a sua capacidade técnica e humana para o lugar em questão, bem como saber acerca da sua disponibilidade.

Em todo este processo, o caçador de cabeças é, para todos os efeitos, o representante da empresa pelo que, como tal, deverá estar apto a responder às questões do candidato.

Concluída a fase das entrevistas, o caçador de cabeças tem que elaborar um dossier completo acerca de cada candidato, sendo essencial que o caçador esteja informado de eventuais alterações que possam ter ocorrido na empresa durante o período de recrutamento.

Por fim, já num avançado estado do processo de recrutamento, deve ser agendada uma reunião entre o caçador e o ou os responsáveis da empresa, para que sejam analisados em pormenor os candidatos propostos.

É apenas nesta fase do processo de recrutar através de um caçador de cabeças que a empresa e o candidato se encontram pela primeira vez. Estas entrevistas deverão contar com a presença do caçador pois este já detém um maior conhecimento do candidato.

A conclusão de qualquer processo deste tipo de recrutamento culmina com o ingresso do candidato na nova empresa.


Deixe a sua resposta