Como preparar a sua empresa para receber a TDH

A Tecnologia de Desenvolvimento Humano poderá ser definida como o processo que sistematicamente estuda as barreiras existentes numa empresa e que impedem os indivíduos de alcançar um desempenho melhor. Ao mesmo tempo, é um processo que poderá encontrar as soluções para remover essas mesmas barreiras.

Saber como preparar a sua empresa para receber a TDH implica ter noção que um processo de formação é cada vez mais considerado como algo muito importante para todas as empresas, independentemente da sua dimensão e setor de atividade. Uma empresa com pessoal com boa formação técnica poderá ser um fator decisivo para a sua competitividade no mercado.

Seguem-se algumas dicas de como preparar a sua empresa para receber a TDH.

 

 

Receber a TDH

De facto, já são várias as organizações que tomaram consciência da importância de formar,  de um modo sustentado, os seus colaboradores. Mas também é frequente que estas ações de formação não resultem em melhorias palpáveis. É por isto que é necessário ir mais longe ao aplicar o conceito de TDH à empresa.

Por forma a introduzir este nova forma de agir e pensar na empresa, é preciso existir uma preparação para esta mudança, pois uma alteração na forma de funcionar da empresa implica o apoio da direção de topo.

  • Em primeiro lugar, o importante não será o obter apoio por parte de toda a administração, mas sim o compreender que não se pretende impor a TDH de uma só vez. O ideal é ser criada uma equipa-piloto, em que o papel de patrocinador é interceder no sentido do avanço do projeto.
  • Preparar a sua empresa para receber a TDH implica que, numa fase inicial de definição, é crucial que todos estejam de acordo sobre o que se pretende e qual é o desempenho humano que se pretende para a empresa. Caso não haja consenso desde o início, será impossível prosseguir com a implementação desejada.
  • É preciso ser elaborada uma descrição promenorizada, para uso da equipa que se ocupa da implementação da TDH na empresa e, depois,  ser feito um resumo sintetizado que se destina à divulgação geral, tanto no seio da organização como para os clientes e parceiros.
  • São vários os modelos de TDH que podem ser escolhidos, pois a vantagem de estabelecer mais do que um modelo é a de permitir que a empresa se adapte de melhor forma às várias necessidades dos diferentes projetos de aperfeiçoamento do desempenho.

De facto, a escolha dos primeiros profissionais que irão lidar com a questão da TDH na empresa, deve ser muito cuidada.

Para saber como preparar a sua empresa para receber a TDH, os seus colaboradores não necessitam de ser especialistas, mas antes pessoas empenhadas, abertas e com disponibilidade para aprender e rever tudo, caso isso venha a ser necessário.

É importante construir uma pequena equipa que avance aos poucos. Os potenciais candidatos são, em regra, escolhidos nas áreas de recursos humanos, mas também é importante recrutar candidatos em áreas mais técnicas.


Deixe a sua resposta