Como motivar uma equipa de vendas

A equipa de vendas e o sucesso desta é sem dúvida um dos elementos mais essenciais para uma empresa. É preciso mantê-la motivada para que se alcancem os resultados desejados. A eficácia de uma equipa de vendas para além de estar ligada à competência de cada membro da equipa, assim como da sua técnica e motivação individual, está também diretamente dependente do papel exercido pelo responsável da área de vendas, que entre outras funções se deve preocupar em motivar e criar em cada membro o espírito de equipa.

Se está a ter dificuldades em motivar equipa de vendas, talvez seja hora de mudar de estratégia e dar-lhes alguns incentivos extra.

  1. Crie um plano de vendas semanal ou mensal em que fiquem bem claros os objetivos que a equipa de vendas deve atingir. Estes objetivos podem incluir o número total de vendas, o valor total atingido com as vendas e metas individuais para cada membro da equipa. Lembre-se que deve sempre definir objetivos que sejam realistas e alcançáveis, mas que mesmo assim constituam um desafio estimulante.
  2. Estabeleça um salário base apelativo, mas que terá o acréscimo de bónus e comissões para objetivos de vendas atingidos. Ofereça aumentos salariais em caso de bom desempenho para ajudar a motivar os membros da equipa a vender cada vez mais e melhor.
  3. Promova uma competição saudável com pequenos concursos. Ofereça prémios e incentivos para os membros vencedores, como um dia de folga extra ou um almoço pago num bom restaurante. Poderá também promover o “vendedor do mês”, dando maior destaque ao membro da equipa que conseguiu os melhores resultados de vendas. Desenvolva estas pequenas atividades regularmente para que a sua equipa fique ainda mais motivada e animada. O importante é que a equipa sinta que o seu esforço e trabalho é regularmente recompensado.
  4. Coloque-se à disposição de forma a que a equipa de vendas lhe possa transmitir diretamente as suas preocupações e/ou questões. Mantenha sempre uma comunicação regular com a equipa, quer seja para transmitir os melhores métodos para atingir as metas definidas, quando estão perto do objetivo das vendas ou o que ainda falta para o concretizar.
  5. Aposte na formação. Providencie formação regular para todos os membros da equipa de forma a que possam melhorar os seus conhecimentos e técnicas de venda. Promova pequenas formações mensais para ajudar a introduzir novos produtos ou serviços e assegurar que cada membro da equipa está a par das características do produto e sabe identificar o melhor setor de mercado para concretizar a venda. Crie também seminários de formação para introduzir novas técnicas de vendas que possam melhorar o desempenho de cada membro.
  6. Dê feeback regular aos membros da equipa de vendas sobre o seu desempenho pessoal e acerca das áreas que precisam de ser melhoradas. Tenha pequenas reuniões semanais ou mensais com cada um dos membros para discutir os seus pontos fortes e fracos, quando são criadas novas metas ou se é necessário melhorar para alcançar os objetivos traçados.

2 comentários

  1. jovino de jesus
  2. jeremiascangombe

Deixe a sua resposta