Como lidar com serviços de assistência técnica

A assistência técnica é uma verdadeira preocupação para uma maioria das empresas atuais.

Como é que é possível minimizar ao máximo possível todos os períodos nos quais os equipamentos não estão a funcionar, bem como o elevado custo dos técnicos? Como é possível tornar o helpdesk muito mais eficiente e útil? De que forma é que é possível assegurar que os técnicos que discutem e falam em gíria de informática não confundem os utilizadores finais? Estas são realmente algumas das principais perguntas que estão relacionadas com a aquisição de serviços da assistência técnica.

Dentro do mercado dos fornecedores de serviços de assistência técnica existem algumas empresas especializadas em soluções de puro hardware e software, no entanto, existem também outras que se especializam principalmente na integração de sistemas operativos de rede. Por último, também existem outras que têm como objetivo final envolver-se em todas as áreas deste ramo.

Não existe só um e único produto que consegue facilitar completamente a tarefa de um gestor de sistemas. No entanto, as pequenas e médias empresas têm a liberdade para tirar proveito das mais variadas e diversas estratégias para conseguir lidar com a assistência técnica.

Veja o passo a passo para lidar com serviços de assistência técnica.

Passo a passo

  • Escolha sempre uma assistência técnica que consegue adequar-se a todas as suas necessidades. Aquando da seleção do fornecedor de serviços a quem vai adquirir assistência técnica, deve também ter sempre em conta todas as necessidades que a sua empresa realmente precisa. A resposta dada a esta pergunta vai depender diretamente da forma como foi efetuado o processo de informatização da sua empresa. Poderá também comprar um serviço à mesma empresa que foi anteriormente responsável pela aquisição;
  • Tenha sempre muita atenção e escolha bem entre a assistência pontual e os contratos de manutenção. Existem os mais variados serviços de assistência e também existem contratos completos de manutenção, pode ter a certeza que existe uma grande quantidade de ofertas bastante interessantes, escolha sempre a melhor opção para o seu caso;
  • Tenha muita atenção a todas as condições antes de aceitar um contrato. No caso de optar por um contrato mensal ou anual de assistência técnica, avalie com uma extrema atenção se a relação pré-serviço é realmente positiva e se obtém com contrato um bom serviço pelo seu dinheiro.

Deixe a sua resposta