Como introduzir o employeeship na empresa

O conceito de employeeship não é mais do que ajudar um empregado a se desenvolver por iniciativa própria. De facto, o desenvolvimento pessoal surge sempre como um pré-requisito para o desenvolvimento da empresa como um todo.

Se quiser saber como introduzir o employeeship na empresa, precisa assegurar a sobrevivência e desenvolvimento empresarial, sendo necessário para isso o empenho total de todos os empregados.

A energia deverá ser canalizada para a resolução dos problemas e não apenas para os indicar ou encontrar bodes expiatórios. De facto, a boa liderança é uma condição necessária para fazer com que as pessoas dêem o melhor de si mesmas, mas isso não será suficiente.

Seguem-se algumas orientações de como introduzir o employeeship na empresa.

Employeeship na empresa

Uma empresa funciona melhor se se aplicarem princípios do trabalho em equipa. O sucesso de uma empresa deriva do coletivo “vestir a camisola”, de haver uma cultura de employeeship, um conceito desenvolvido por Claus Moller.

Para saber como introduzir o employeeship na empresa,  é preciso reconhecer que as pessoas representam o bem mais essencial e que os funcionários têm um melhor desempenho quando dispõem de mais poder para agir. Na perspetiva do empowerment não basta apenas conferir responsabilidades aos empregados. Também é necessário haver uma resposta por parte dos empregados em ousar, desejar e tomar a iniciativa de assumir novas responsabilidades.

E aqui surge o conceito do employeeship, que não é mais do que ajudar um empregado a se desenvolver por iniciativa própria. De facto, o desenvolvimento pessoal é um pré-requisito para o desenvolvimento da empresa como um todo. Quando a empresa dá oportunidades para o desenvolvimento pessoal, poderá atrair e reter empregados competentes e criar um ambiente em que todos estão motivados para dar o melhor de si.

Uma empresa que siga a política do employeeship estará mais bem preparada para vencer a concorrência e responder às exigências das pessoas internas e externas à empresa. Uma empresa com este sentido terá maior produtividade, melhores relações internas e externas, providenciará melhor qualidade, pois todos tentam aumentar a sua qualidade pessoal. Mais energia também acaba por se revelar, através de todos estarem empenhados no sucesso da empresa.

O employeeship na empresa irá conduzir a um melhor trabalho de equipa, pois todos devem dar o seu melhor e revelar melhor capacidade de adaptação. É igualmente fundamental que todos possuam uma atitude positiva perante o ser multifuncional, com objetivos comuns, e que os empregados partilhem a mesma visão e se esforcem para que esta se torne realidade.

Com esta cultura employeeship, a empresa também aprende e evolui, apresentando um ambiente caracterizado pelo empenho, abertura e respeito mútuo.

Quando e como introduzir o employeeship na empresa implica responsabilidade, pois uma pessoa só se sentirá empenhada no sucesso da empresa, se sentir-se responsável pelos resultados alcançados por ela, ao mesmo tempo que a lealdade será sentida quando os empregados sentem essa responsabilidade e se consitui, assim, uma base para um bom desempenho em equipa.

Saber como introduzir o employeeship na empresa implica a adoção de uma política que ultrapasssa o conceito de empowerment, pois os gerentes delegam ativamente poder e responsabilidades também para os resultados da empresa.


1 comentário

Deixe a sua resposta