Como implementar um programa de certificação

 

Hoje em dia, uma empresa deve estar preparada para implementar um programa de certificação, visto que a  norma ISO 9000 é já uma obrigatoriedade para a maioria das empresas, pelo menos para todas aquelas que exportam os seus produtos.

Uma vez decidido que a empresa pretende obter uma certificação de qualidade, é necessário começar a preparar imediatamente a organização de todo o processo. Há que estabelecer objetivos, definindo o que se pretende e calendarizar datas bem precisas para alcançar o objetivo em tempo útil. É essencial também programar rigorosamente todo o processo ao nível dos espaços e dos recursos financeiros e humanos.

Para se saber como implementar um programa de certificação, deve nomear-se um responsável, um gestor, que pode não ser o diretor-geral, mas que fique encarregue de gerir todo o processo.

A identificação das necessidades e expectativas dos clientes também é parte importante, pois uma empresa certificada é aquela que é capaz de satisfazer os seus clientes, actuais e futuros, tendo capacidade para alterar os seus produtos e serviços para fazer face às exigências dos clientes, superando as suas expectativas.

Em terceiro lugar, deverá haver uma definição da política e objetivos da qualidade. A Norma NP EN ISSO 9001:2000 define oito princípios de gestão de qualidade que devem ser adotados pela gestão de topo das empresas que pretendam a certificação.

A transmissão da mensagem no seio da empresa é fundamental. Uma transformação deste tipo só se pode fazer se houver um real envolvimento por parte de todas as pessoas ligadas ao projeto.

No processo de implementação do programa de certificação, antes de poder modificar qualquer coisa, é necessário fazer um levantamento exaustivo de todos os processos utilizados na organização. É com o estabelecimento de um novo modelo que se decide como vai funcionar a empresa no futuro. Esta definição é a sistematização de todos os processos, de modo a que estes não sejam propriedades de uma pessoa, mas de toda uma organização.

Uma vez que as alterações a fazer estejam definidas e aprovadas pela direção de topo, é necessário colocá-las em prática e implementar as atividades necessárias.

Para se saber como implementar um programa de certificação, depois do sistema estar a funcionar, é sempre útil efetuar uma auditoria interna para verificar se o sistema de gestão de qualidade de facto está a funcionar bem.

De seguida, há que proceder a uma seleção da empresa certificadora. Neste momento, em Portugal existem cerca de uma dezena de entidades certificadoras.

De seguida, já será possível proceder com a candidatura. A auditoria por parte da entidade certificadora trata-se de uma auditoria aprofundada a todos os níveis da empresa.

Como implementar um programa de certificação implica uma evolução e melhoria do sistema de qualidade iniciado. Isto porque um processo de certificação culmina com a obtenção do certificado, que é válido por três anos, mas o que na realidade acontece é que o processo de qualidade não termina nunca.


Deixe a sua resposta