Como identificar os processos core da empresa

O core business de uma empresa consiste na parte principal de um determinado negócio, ou seja, é o ponto forte de uma empresa que deve ser trabalhado estrategicamente.

Saber como identificar os processos core da empresa, implica perceber que se trata de fazer com que a organização explore a sua maior vantagem competitiva, baseando-se em fatores importantes como os seus clientes, produtos, tecnologia e mercado, por forma a poder traçar estratégias com o objetivo de expandir e manter o seu negócio.

De facto, a maior dificuldade em identificar os processos core da empresa consiste em achar o equilíbrio certo entre a amplitude e o foco, achar a oportunidade ideal para expandir, mas sempre sem perder a sua estratégia e pensar sobre até que ponto a estratégia pode ir e deverá alcançar.

 

 

Identificar

Uma forma de identificar os processos core da empresa é responder a um certo número de questões, como:

  • Porque é que a empresa é conhecida no mercado?
  •  O que diferencia a empresa das suas concorrentes?
  • Qual o ponto de partida da história da empresa?
  •  Quais os valores da empresa conhecidos e apreciados pelo público em geral?

O que interessa é que estas perguntas não sejam apenas respondidas por alguém da alta direção, mas sim que as façam objeto de uma discussão aberta e o mais alargada possível dentro da empresa. O objetivo é o de identificar quais os elementos da empresa que os clientes mais apreciam, como a marca, imagem, produtos e serviços, nomeadamente.

Etapas

Para saber como identificar os processos core da empresa, a primeira fase é fazer uma lista de todos os clientes externos da empresa. Aqui não se trata de fazer o rol de todas as pessoas ou empresas que são clientes, regulares ou ocasionais, da empresa, mas antes identificar de forma clara os atributos do produto ou serviço oferecido que são úteis para os clientes. Por tudo isto, importa especificar quais os segmentos de mercado que se pretende atingir de forma muito precisa.

Em seguida, há que definir as interações com os clientes externos, onde importa estabelecer, clara e concisamente, quais as entradas e saídas nas relações que se estabelecem entre a empresa e os clientes, onde todos os pontos de contacto com o cliente deverão estar catalogados. O que está aqui em causa é avaliar, com um grau de certeza elevado, como é que a empresa interage com os seus clientes.

Um terceiro passo para identificar os processos core da empresa é relacionar as entradas e saídas. Por exemplo, o pedido do cliente deverá estar relacionado com a entrega do produto. Um penúltimo passo no modo como identificar os processos core da empresa é identificar a própria cadeia de saídas – outputs – ou seja, elaborar uma lista de todos os outputs na sua sequência  lógica e cronológica. Por fim, há que dar um nome a cada grupo de atividades,  identificar de forma clara as variadas listas de atividades descritas como os processos-chave da empresa, ou seja, os que vão intervir com o cliente final.


1 comentário

  1. Pero No Mucho

Deixe a sua resposta