Como funciona o software POS?

Transacções em Ponto de venda

O software POS permite que a empresa receba os pagamentos feitos por o cliente, com cartão de crédito ou de débito, de imediato, em vez de esperar para apresentar esses pagamentos ao final do dia.

Os terminais POS são electronicamente ligados ao banco do comerciante, que por sua vez está ligado ao sistema de acompanhamento financeiro mundial. O software POS inclui recursos necessários às empresas como, exibir a transacção, calcular o imposto sobre as vendas e os descontos aplicáveis.

O software POS geralmente possui a característica de controlo de stock, que imediatamente remove o item da lista de stock do comerciante, (no momento da venda). Os restaurantes podem usar programas integrados nos seus programas de software POS para controlar os lugares e as listas de espera.

Sistemas POS Baseados na Internet

Os sistemas POS que são baseados na Internet são usados por empresas com múltiplas localizações. O proprietário pode aceder aos totais diários de todas as localidades a partir de um local remoto, bem como controlar as vendas durante todo o dia. Franchises e negócios com escritórios satélites acompanham as vendas com os sistemas POS ligados à Internet. Os sistemas POS podem ser desenvolvidos para interagir com os sistemas de contabilidade, para controlar as despesas, pagamento de pessoal, inventário e a renda.

Hardware de um sistema POS

O software Pos deve imprimir recibos para os clientes no acto da transacção. As gavetas de dinheiro estão ligadas ao software POS e geralmente abrem quando o operador finaliza a transacção. As gavetas de dinheiro devem estar protegidas de maneira a que só possam ser abertas manualmente pelo gestor da loja.

Os leitores de cartões estão integrados nos sistemas POS para permitir que o cliente passe o cartão de crédito ou de débito e digite um número de identificação pessoal (PIN). A maioria dos hardwares POS inclui também leitores de código de barras que permitem que a caixa electrónica registe o preço que é inserido, automaticamente na transacção e programa de controlo de stock.


Deixe a sua resposta