Como escolher o melhor ponto comercial

Um dos fatores mais determinantes para o sucesso e desenvolvimento de qualquer tipo de negócio é a escolha do seu ponto comercial. Ainda que a empresa fabrique os melhores produtos, pratique excelentes preços ou possua os melhores comerciais do mercado, se não possuir uma boa localização para o seu ponto comercial os consumidores acabam por não usufruir dos seus serviços, acabando esta por fracassar.

O erro mais comum em que muitas empresas caem é de achar que basta escolher uma localização muito movimentada para garantir o sucesso da venda dos seus produtos, no entanto, outro fatores não devem ser deixados para segundo plano. Fatores como concorrência, preço, atendimento, público-alvo ou lojas vizinhas também desempenham um papel importante nesta escolha pelo local perfeito.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas orientações para facilitar a sua escolha pelo melhor ponto comercial para a empresa.

Localização do ponto comercial

O local escolhido deve ser facilmente acessível tanto para os clientes como para os fornecedores. É fundamental que a empresa faça inicialmente um planeamento cuidado acerca da localização que pretende. Comece por identificar qual o tipo de imóvel mais adequado ao tipo de negócio, sendo que este deve ter em conta o público-alvos dos produtos fornecidos e estar localizado numa área em que esse mesmo público-alvo se movimente.

Não basta a rua ser muito movimentada. É necessário que os horários de movimento dos consumidores coincidam com a utilização da sua loja ou serviço. Mantenha-se afastado de parques e praças mal iluminadas, pois a segurança do cliente é muitas vezes um fator determinante para o sucesso e uso do ponto comercial.

A proximidade de outros serviços e empresas podem ser um aspecto bastante favorável. Neste aspecto os centros comerciais (ou shoppings) são a opção mais atrativa. No entanto, evite sempre os finais de corredor, o último andar e outros locais de pouca movimentação. Dê antes preferência a zonas próximas das escada rolantes, zonas de alimentação ou perto de lojas mais conhecidas (mas que não sejam a sua concorrência direta). Tenha também alguma cuidado a analisar os seus “vizinhos”, pois alguns serviços podem ser incompatíveis. Certamente que não ficaria bem a uma loja de animais, por exemplo, estar localizada mesmo ao lado de um talho.

Outro fator fundamental para garantir que os clientes visitam o seu ponto comercial é o seu fácil acesso. Este deve ser facilmente acessível tanto para pedestres como para quem se desloca por transporte ou carro particular. O local deve estar bem servido por transportes e, de preferência, deve também possuir uma boa zona de estacionamento (perto da sua localização) para que os clientes possam fazer as suas compras com tempo. É também fundamental que exista uma zona de fácil acesso para cargas e descargas.

A nossa dica final é que não tenha pressa de escolher um ponto comercial, pois o tempo gasto na procura do local mais indicado para instalar a loja da sua empresa deve ser visto como um investimento, que pode futuramente render excelentes frutos se você estiver disposto a pesquisar e negociar com paciência e tempo.


Deixe a sua resposta