Como entrevistar um candidato

Como entrevistar um candidato

Quando se vir a braços com a necessidade de contratar alguém para a sua empresa, saiba que alguns cuidados são essenciais no momento de entrevistar um candidato.

Um Curriculum Vitae é um bom indicador do perfil da pessoa, mas será obviamente na entrevista que pode tirar as dúvidas e certificar-se de que a informação que está no CV, corresponde de modo coerente com a pessoa que tem à sua frente.

Por isso, se não sabe como entrevistar um candidato para a sua empresa, então confira as próximas dicas.

 

 

  1. O primeiro passo da entrevista é  começar por se apresentar e à empresa, enaltecendo os aspetos positivos da companhia para que o candidato também se sinta interessado e impressionado.
  2. De seguida, poderá explicar quais as funções a que o entrevistado se candidata, dizendo-lhe quantas fases terá o processo de recrutamento, se haverá ou não outra entrevista caso passe à segunda fase, ou se se tratará de uma entrevista de grupo.
  3. O terceiro passo do processo é pedir-lhe que fale de si próprio e o motivo da sua candidatura. Não se deverá esquecer de manter o CV por perto pois poderá aproveitar para tirar dúvidas. Enquanto o candidato fala, analise-o e tente perceber se é uma pessoa segura de si, se está nervoso e se tem a personalidade indicada para a função.
  4. Não se esqueça de fazer perguntas, questionando o candidato acerca da experiência que teve noutros empregos e como esta poderá ser aproveitada na função a que se está a candidatar. Pergunte-lhe sobre conquistas recentes, trabalhos de grupo e, eventualmente, acerca de decisões críticas que se tenha visto obrigado a tomar. Evite questões que apenas dêem azo a respostas “sim” ou “não”.
  5. Pergunte ainda sobre o estilo de trabalho, pois esta será uma informação que o ajudará a decidir. Aproveite, também para o questionar sobre os seus gostos em relação a empregos passados.
  6. Deverá fazer perguntas que o ajudem a perceber sobre a forma de agir do candidato em certas situações. Tente perceber como a pessoa reage a críticas negativas e a colegas menos agradáveis. Se quiser, peça referências. Será importante receber contactos de chefes anteriores para que com eles confirme se as informações que o candidato lhe deu coincidem.
  7. E de bom tom não colocar questões que não tenham nada a ver com o emprego. Perguntas sobre a idade, religião, estado civil, em nada contribuem para o desempenhar da função.
  8. Permita que a pessoa lhe coloque questões. Também é importante que essa pessoa saia da entrevista sem dúvidas acerca da função e empresa. Esclareça o candidato de quando deverá esperar notícias suas, seja com que resposta for, se foi selecionado ou não.

Um dos aspectos mais importantes de como entrevistar um candidato é mesmo a seleção final. Quem deverá ser escolhido para desempenhar a tarefa. Analise todos os CVs e entrevistas que realizou, pensando também na forma como o candidato em questão se vai dar na função e na sua adaptação à política empresarial.



Inserido nas categorias Recursos Humanos

Etiquetas: ,

Deixe o seu Comentário