Como criar um logótipo de sucesso

Um bom logótipo é fundamental para cimentar a imagem que os clientes têm de uma empresa. Não só é a primeira imagem que os consumidores têm da empresa, como também pode ficar aliado a esta durante todo o seu empreendimento. Um bom logótipo pode proporcionar maior fidelidade entre a empresa e os seus clientes, estabelecer uma identidade de marca e dar um cariz mais profissional a um negócio.

Acertar no desenho de um logo para a sua empresa ou produto pode ser decisivo para o sucesso do empreendimento. O fundamental é que o consumidor consiga entender sem dificuldade a ideia por detrás do logótipo e associa-lo à empresa.

O logótipo da empresa é a representação gráfica do seu negócio, por isso é importante que ele o represente da melhor forma. Empresas de sucesso como  a Apple, Facebook e Twitter são facilmente identificáveis apenas olhando para o seu logótipo.

De seguida ficam algumas dicas para o ajudar a criar um logótipo de sucesso para a sua empresa:

  • Veja os logótipos da concorrência – Faça uma pesquisa acerca dos logótipos utilizados pela concorrência. Veja com atenção as suas características e design. Precisa de se destacar dos seus concorrentes, por isso crie um logótipo que possibilite à sua empresa diferenciar-se do que já existe no mercado.
  • Seja criativo – Uma forma de se destacar é criar um logótipo invulgar. Muitas empresas caem no erro de não dedicar muito tempo ou esforço à criação do seu logo. Uma loja de flores é muitas vezes associada a uma flor ou, por exemplo, uma loja de bicicletas opta por usar uma bicicleta. Tenha como exemplo as empresas de maior sucesso. A gigante Apple tem um logótipo icónico e no entanto este não tem nada a ver com computadores. Quanto mais criativo for o logótipo da sua empresa, mais fácil será para o consumidor se lembrar dela.
  • Concentre-se na mensagem que quer transmitir – Para além de ser criativo e original é fundamental que o logótipo esteja de acordo com a empresa e o seu público-alvo. É preciso que ele transmita a mensagem correta sobre o negócio e esteja também em sintonia com a missão da própria empresa.
  • Faça um logótipo adaptável – O seu logótipo precisa funcionar bem em qualquer meio, quer seja num cartão de visita, num folheto ou até mesmo num letreiro de publicidade. Priorizar a simplicidade é uma  maneira de garantir que o logo possa ser ampliado sem perder a definição. Outro pormenor a ter em conta é que o logótipo fique bem até mesmo quando for reproduzido a preto e branco.
  • Opte por um logótipo intemporal – Evite logótipos que sigam modas e tendências. Lembre-se que o que hoje é considerado fantástico, amanha já pode não o ser. O logótipo da empresa tem de se adaptar bem a qualquer época ou pelo menos manter-se actual durante pelos menos 10 ou 20 anos, se possível até por mais tempo.

Deixe a sua resposta