Como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa

Uma mudança implica deixar o conhecido em direção ao desconhecido, com uma adaptação a novas realidades. O mesmo acontece com as empresas, que para se tornarem ( ou se manterem) competitivas passam por processos de mudança organizacional.

Mas, para isso, há que primeiro saber como as equipas de melhoria podem neste processo.

Equipas de melhoria

O modo como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa centra-se na procura de soluções para ultrapassar os obstáculos inerentes a uma mudança, bem como no apoio disponibilizado aos colaboradores  face a um processo de reestruturação.

De facto, o modo como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa irá permitir alcançar os resultados pretendidos, evitando erros decorrentes e que poderiam conduzir a relações laborais problemáticas e, consequentemente, à saída de quadros competentes sem quaisquer benefícios para a sua empresa.

Organização das equipas de melhoria

Para que as equipas de melhoria funcionem de forma eficaz e que produzam ideias e apontem sugestões, elas necessitam de ser bem organizadas e bem coordenadas.

A criação de uma infra-estrutura de equipas constitui o pilar de todo o esforço da reforma que se pretende levar a cabo.

O modo como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa, também passa pela sua composição, consoante os objetivos de reestruturação estabelecidos. Uma regra essencial a ser respeitada na constituição destas equipas é a participação de indivíduos que serão eles próprios também alvo da mudança.

A sua organização é de extrema importância para a eficácia dos resultados. Assim, as equipas devem ser estruturadas em:

  • Comité de Direção, que vai orientar e tomar as decisões para a implementação da mudança;
  • Equipa de integração, que é composta pelos líderes das variadas equipas de melhoria;
  • Equipas de melhoria que, para serem eficazes não deverão ser constituídas por mais de seis pessoas.

Os respetivos líderes compõem a equipa de integração e o seu trabalho consiste no tratamento das questões relacionadas com as melhorias ao nível departamental ou organizacional.

De facto, o modo como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa centra-se no facto de serem equipas de terreno viradas para a ação, para levar à prática as mudanças a implementar, bem como analisar e recomendar o que acharem por conveniente ao comité de direção.

As equipas de melhoria compõem-se por gestores, colaboradores operacionais, membros ad hoc das áreas afetadas pela mudança e um facilitador. Caberá ao líder a atribuição das tarefas, bem como assegurar que estas serão levadas a cabo e acompanhadas. Por seu lado, a quem representa os departamentos, compete levar a sua equipa numa perspetiva estratégica dos processos. Para obter resultados eficazes, o primeiro passo a tomar pela equipa de melhoria é perceber, ao pormenor e sem quaisquer dúvidas, os objetivos da sua missão. Assim, a equipa irá começar pela análise do modelo do processo de mudança, identificando as áreas problemáticas.

Para se saber realmente como as equipas de melhoria ajudam a sua empresa, há que alinhar as ideias produzidas por ordem de prioridade, tendo em conta a sua exequibilidade. O trabalho das equipas de melhoria deverá girar em torno de um conjunto de princípios que funcionarão como fio condutor de toda a ação, contribuindo para a eficácia de todo o grupo.


Deixe a sua resposta