Como adotar uma estratégia competitiva

A criação de uma estratégia competitiva como parte de um plano de marketing e de negócio pode auxiliar a empresa a competir no mercado e a concentrar melhor todos os seus esforços. Ao desenvolver esta estratégia competitiva é imperativo que a organização consiga determinar claramente se esta irá tornar-se numa vantagem sustentável ao longo do tempo.

O fundamental a reter é que a empresa decide competir num mercado em resposta às estratégias e posições dos seus competidores, mas tendo sempre em conta o aumento de valor para os seus consumidores e para a comunidade.

Em primeiro lugar, é necessário identificar as áreas de foco da organização e as formas como esta se pode diferenciar da restante concorrência. Vai ser um líder, um seguidor ou uma empresa que providencia desafios? É também fundamental determinar o tipo de consumidor que vai estar interessado na empresa e nos seus produtos assim como o seu público-alvo. Tenha em consideração que tipo de clientes serve ou irá servir, assim como as suas características, o que você vai fornecer e onde irá fornecer. Estes pormenores vão desempenhar imensa importância no futuro,uma vez que irão ajudar na sua estratégia organizacional.

Elabore também uma lista das diferentes organizações concorrentes, na sua área ou online, que podem ter parte da quota de mercado atual ou futuro. Classifique a concorrência desde o concorrente mais forte ao mais fraco, considerando também as tendências de mercado que podem afetar a sua importância e base de consumidores. Não se esqueça de delinear ainda os pontos fortes e fracos das empresas que oferecem os mesmos serviços ou similares ao que a sua empresa disponibiliza. Desta forma consegue encontrar e desenvolver estratégias que vão permitir-lhe distanciar-se como líder de mercado e obter vantagens face à restante concorrência.


Crie também uma lista em relação à forma como se vai expandir no seu mercado. Nesta lista pode inclui formas para descobrir novos consumidores, a criação de novos clientes ou mesmo incentivos para uma maior utilização de produtos ou serviços específicos. Com base nestas informações, considere como pode proteger o seu mercado atual, enquanto aumenta a sua relação com os consumidores ainda não segmentados.

Reúna todas as informações  numa declaração que descreva a sua estratégia organizacional e a sua estratégia competitiva. Examine e discuta a estratégia competitiva com os acionistas ou outros executivos da organização, sendo fundamental que se determine se esta será sustentável ao longo dos próximos anos. Depois de obter um consenso de que a estratégia competitiva permanecerá sustentável, então você pode adotá-la eficazmente como estratégia de negócio da empresa.


Deixe a sua resposta