Cadastro em sites de busca

Existem milhares de ferramentas de buscas e diretórios de links. São vários tipos. Há especializados, regionais, por idioma, genéricos e etc.  Entretanto, apenas cerca de 20 buscadores concentram mais de 90% das pesquisas em todo mundo.

Seu site está cadastrado nestas ferramentas? Será que somente estar cadastrado nos sites de busca adianta?

Para realmente captar negócios na Internet através dos sites de busca é necessário estar posicionado nas primeiras posições.

As empresas que aparecem entre as 5 primeiras colocações,  são as que recebem o maior volume de tráfego.  E se o seu site não estiver aparecendo entre os 40 primeiros resultados, podemos até dizer que sua empresa não existe neste buscador.

Para realizar negócios na Internet através dos sites de buscas é imprescindível marcar presença nas primeiras posições.

Uma pesquisa da iProspect revelou que mais de 70% dos usuários nem sequer olham para os resultados apresentados além da segunda página de respostas a sua pesquisa.

Segundo a análise, esse número cai ainda mais a cada página adicional. Somente 10,3% dos internautas disseram que acessam as três primeiras páginas de resultados, enquanto 8,7% passam por mais de três páginas.

Portanto, para captar negócios na Internet através dos sites de busca é fundamental estar posicionado entre as primeiras posições.

O posicionamento nos sites de busca é uma loteria?

Você já deve ter reparado como algumas ferramentas de buscas são precisas em exibir resultados. Em boa parte dos casos, imediatamente na primeira pesquisa você encontra o que está buscando.

Se você utiliza sites de busca há alguns anos, sabe bem do que estou falando.  Antes, era muito comum digitar uma palavra-chave e topar com resultados bem distantes daquilo que se estava buscando. Atualmente, há uma grande precisão nos resultados das buscas efetuadas.

E essa alta taxa de “acerto” nos resultados das pesquisas, é proveniente de determinados critérios que foram desenvolvidos por programadores das ferramentas de busca para ordenar os resultados.

E as páginas que melhor se enquadram nesta série de requesitos (particulares para ferramenta), são as que atingem um melhor posicionamento.

Isto significa que não há sorteios ou loterias no posicionamento dos resultados. Não é por acaso que um determinado site apareça em primeiro 1º lugar e outro na posição 10.600º.

Há uma série de itens que quando combinados, influenciam o posicionamento de um determinado site numa ferramenta de busca.


Deixe a sua resposta