Boas ideias para elevar o moral dos funcionários

Parte do sucesso e desenvolvimento de uma empresa passa obrigatoriamente pelos seus funcionários. A motivação dos funcionários é a chave para o desempenho individual e consequentemente para aumento da produtividade da própria empresa.

Dependendo do moral dos funcionários, pode haver menos cooperação, baixa produtividade e até alta rotatividade. Colaboradores satisfeitos tornam-se mais produtivos, por isso torna-se fundamental elevar o moral dos funcionários e tornar todo o ambiente de trabalho mais positivo.

Funcionários que se sentem sobrecarregados e pouco apreciados precisam de estímulos para ter a certeza de que as suas contribuições são bem-vindas, e que seu local de trabalho é o sítio certo para continuarem a desenvolver as suas competências profissionais.

Aumentar a sua confiança e o moral não exige um grande orçamento, mas sim boas ideias e pequenos mas importantes gestos para que se sintam envolvidos com a empresa.

De seguida vamos mostrar algumas formas de elevar o moral dos seus funcionários:

Fomentar o desenvolvimento de competências

Ofereça aos seus funcionários a oportunidade de crescerem como profissionais dentro e fora da empresa, oferecendo cursos com desconto ou possibilidade de terem formação complementar dentro da sua área de trabalho ou até noutras que estejam relacionadas com as suas funções. Estas oportunidades vão mostrar que a empresa está empenhada em  investir na melhoria das suas competências e na sua produtividade a longo prazo. Se a empresa não puder disponibilizar formação, considere oradores convidados e sessões de coaching.

Acabar com a rotina

Ponha de parte a rotina e encontre novas formas e desafios para os funcionários desempenharem as suas tarefas. Sair da rotina de reuniões e mesas pode contribuir bastante para elevar o moral. Organizar eventos extra-trabalho, como jogos, competições ou jantares faz com que tomem contato com colegas de diversas áreas e que socializem para além dos seus familiares departamentos.

Oferecer um espaço de trabalho acolhedor

Os locais de trabalho podem ser muitas vezes ambientes tristes e cinzentos. Apimente o escritório permitindo que os trabalhadores tragam decorações pessoais para as suas zonas de trabalho. Podem ser plantas, fotos da família ou outros objetos que os motivem e os ajudem a passar o dia com mais ânimo. Certamente os seus funcionários não querem passar a maior parte dos seus dias em salas com paredes brancas. Crie um ambiente mais agradável e acolhedor pintando as paredes de cores mais vivas e trazendo para as suas salas decoração que estimule a sua criatividade e, consequentemente, maior produtividade.

Recompensar o bom desempenho

A confiança dos seus colaboradores aumenta quando sentem que o seu contributo para o sucesso da empresa é apreciado. Por isso torna-se fundamental utilizar o elogio para aumentar a sua motivação, assim como recompensar o seu trabalho. O reconhecimento de um bom desempenho é muitas vezes associado a compensação financeira, mas esta nem sempre é fundamental para elevar o moral dos funcionários. Na maior parte das vezes pequenos estímulos e reconhecimento bastam para motivar os colaboradores. Pode recompensar o bom desempenho com almoços anuais, reuniões quando são atingidos os objetivos de vendas, enviar emails a mostrar a satisfação da empresa perante o bom desempenho de determinado funcionário, entre outras ideias.

Incentivar atitudes positivas

Quando uma crise ou problemas financeiros atingirem a empresa, traga exemplos de superação, que podem motivar os empregados a continuar com uma atitute positiva. Embora seja importante permitir aos trabalhadores se expressar e dar as suas opiniões, alguns trabalhadores vão tentar constantemente trazer negatividade para o local de trabalho. Para elevar o moral nestas situações elabore uma política da empresa que não será tolerante com fofocas ou maldade contra outros trabalhadores e encoraje trabalho de equipa, em detrimento apenas de competição.


Deixe a sua resposta