Boas ferramentas para uma comunicação interna eficaz

Muitas empresas cometem o erro de não dar a devida importância à comunicação interna. Uma boa política de comunicação interna pode evitar rumores, estimular o envolvimento dos empregados em projectos e até dar-lhes mais confiança. Colaboradores mais bem informados, sentem-se mais envolvidos com a empresa, o que no final se traduz num aumento significativo da sua produtividade.

Empresas que fazem da comunicação interna uma das suas prioridades, conseguem certamente ter empregados mais motivados e, consequentemente, empregadores que se preocupam em ajuda-los a alcançar os seus objetivos, solucionar conflitos e melhorar a sua produtividade.

Independentemente das políticas de comunicação interna de cada empresa, os benefícios alcançados acabam sempre por compensar. Uma comunicação interna eficaz tem resultados positivos nas vendas, na procura de mais clientes e até na administração do negócio.

Conheça de seguida algumas ferramentas que poderá implementar na sua empresa para conseguir uma comunicação interna eficaz.

Newsletter

Distribuir uma newsletter pelos colaboradores é uma excelente forma de os manter bem informados. Pode incluir testemunhos e satisfação dos clientes em relação aos seus produtos, histórias de sucesso dos empregados e objectivos alcançados, notícias sobre a empresa, assim como ocorrência de futuros eventos e estratégias planeadas. Tente sempre incutir a colaboração dos seus empregados, para evitar que estes sintam que a newsletter apenas é direcionada para gestores, podendo ser vista como mais uma forma de publicidade. Imprima um conceito de união e igualdade, evitando a todo o custo criar uma barreira clara entre gestores e colaboradores.

Intranet

Crie uma página na intranet regularmente actualizada com informação importante acerca da empresa. É uma opção mais dispendiosa, que deverá ser usada em empresas de maiores dimensões ou cujos colaboradores estão mais dispersos geograficamente. É um meio eficaz de avisar funcionários e gestores da alteração de estratégias ou políticas da empresa. Não substitui, no entanto, a importância das newsletter ou emails, meios bem mais económicos e igualmente rápidos de difundir as informações.

Reuniões

A comunicação face-a-face é a forma mais eficaz de chegar aos seus colaboradores. Faça pequenas reuniões periodicamente, para ficar a conhecer as preocupações e expectativas dos empregados da empresa. Tenha o cuidado de estabelecer uma agenda precisa com os pontos mais importantes, mas seja flexível o suficiente para permitir a intervenção oportuna dos restantes participantes.

Caixas de sugestões

Uma caixa de sugestões permite aos seus empregados demonstrar as suas preocupações de forma anónima. Mesmo em empresas mais pequenas esta eficaz ferramenta permite aos colaboradores envolverem-se mais nas questões que a afectam, mantendo total confidencialidade, o que pode ser ideal para ambientes de trabalho mais conturbados.

Posters

Podem ser usados quando empresa pretenda reforçar uma nova estratégia ou política. Devem ser colocados em locais de maior afluência como as zonas de refeição, convívio ou salas de reuniões. O poster deverá, no entanto, conter um contacto, para que se possa obter mais informação, e ser sempre acompanhado de divulgação adicional por outro meio, como uma newsletter ou email.

Guias para novos funcionários

Este tipo de documentos são fundamentais no acolhimento de um novo funcionário, assim como uma boa ferramenta para incutir maior espírito de envolvimento nas políticas empresariais.

Em tempos de mudança ou de crise, a uma comunicação interna eficaz é a chave para a continuidade e desenvolvimento de uma empresa. Um bom plano de comunicação interna dá mais confiança e estabilidade aos colaboradores, sendo por isso uma ferramenta valiosa para motivar empregados e alcançar maior produtividade.


1 comentário

  1. keteren

Deixe a sua resposta