4 dicas fundamentais de etiqueta em negócios

Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom gosto.Para o sucesso de uma empresa e dos seus negócios é essencial ter em conta algumas regras essenciais para manter uma boa postura e etiqueta.

Lembre-se que pode levar anos a construir uma boa reputação a nível profissional, no entanto, bastam apenas alguns segundos e uma má atitude para deitar tudo a perder. Saber reger-se pelas boas regras de etiqueta pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Aqui ficam 4 dicas de etiqueta para negócios que irão ajudá-lo a chegar e a ficar no topo do competitivo mundo dos negócios.

Respeite horários

Se se comprometeu com um cliente em estar presente em determinado local a determinada hora, então cumpra o que prometeu. O mais desejável é que chegue, inclusive, antes do horário marcado. Chegar atrasado é normalmente visto com desagrado e como uma falta de respeito pela outra pessoa. Em algumas culturas não é sequer tolerado no mundo empresarial, o que pode acabar por ser o fim de uma parceria, até então de sucesso. Chegar atrasado no mundo profissional também pode dar a ideia de que é pouco responsável e incapaz de desempenhar bem as suas funções, sendo por isso fundamental que faça um esforço por tornar esta simples regra de etiqueta numa prioridade para si.

Recorde-se dos nomes dos seus clientes

Pode parecer uma regra simples, mas é frequente esquecer o nome de clientes, especialmente quando tem de lidar com muitos deles durante o dia. No entanto, faça um esforço para que isto não suceda. Esquecer o nome de um cliente pode levar a que o julguem pouco inteligente ou até mesmo desorganizado, o que no competitivo meio laboral é um defeito muito grave. De todas as dicas de etiqueta em negócios esta é uma das principais e na qual se deve focar. Acredite que muitos dos seus cliente vão- se ofender se repetidamente esquecer os seus nomes.

Desligue o telemóvel

Se sabe que vai ter uma reunião importante ou encontrar-se com um cliente que não gosta de ser interrompido, então a melhor atitude a tomar é desligar o telemóvel. Pode até achar que o telemóvel tem de estar sempre ligado, pois é essencial para o seu negócio, mas manter uma boa reputação e fidelizar um cliente através das suas boas atitudes é ainda mais importante.

Esteja preparado

Antes de se reunir com um cliente ou com colaboradores da sua própria empresa, deve ter ideias e possíveis soluções prontas para qualquer questão que possa surgir, tirando desta forma o melhor partido dos seus encontros profissionais. No mundo atual ninguém gosta de sentir que o seu tempo está a ser desperdiçado em algo que não compensa o esforço. Por esta razão é fundamental que se destaque dos restantes, surgindo como alguém que é uma mais valia para a empresa, através das suas sugestões adicionais e ideias.

Se quer ter sucesso no mundo dos negócios então deve mostrar a sua ambição também na forma como se apresenta perante os seus clientes e colegas, por isso siga estas dicas de etiqueta para negócios.


2 comentários

  1. jose buanha

Deixe a sua resposta